Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 04/11/2010 | 22h09

Vale confirma Posco em projeto de siderúrgica

Brasil é o melhor lugar para produzir aço, diz Agnelli.

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado
A Vale confirmou que a Posco, maior siderúrgica da Coreia do Sul e uma das maiores do mundo, assinou memorando de entendimento com a empresa brasileira e a Dongkuk, estabelecendo as bases da sua entrada na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). De acordo com a Vale, os próximos passos serão a negociação e a assinatura de acordo de acionistas, previstos para o início do próximo ano.

Em julho a siderúrgica coreana havia anunciado sua decisão de juntar-se à Vale e à também coreana Dongkuk no projeto que está sendo construído no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. Na nova estrutura societária da CSP, a Vale passa a ter 50% do empreendimento, a Dongkuk, 30%, e a Posco, 20%.

Para o diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli, a entrada do novo sócio demonstra o interesse dos investidores internacionais em projetos no Brasil. "Entendemos que o Brasil é o melhor lugar para se produzir aço. Por isso, temos estimulado parcerias com nossos clientes para aumentar a produção no país", afirmou Agnelli, em comunicado.

A participação da Posco é considerada estratégica ao desenvolvimento do projeto da CSP. "A entrada deste novo sócio agrega ainda mais valor, pois contaremos com a tecnologia e experiência operacional da Posco em usinas siderúrgicas integradas de grande porte", avaliou Aristides Corbellini, diretor de Siderurgia da Vale.

A CSP será uma usina integrada e terá capacidade de produção de 3 milhões de toneladas de placas de aço para exportação, podendo chegar a 6 milhões numa segunda fase. A obra está na fase de terraplenagem e foi iniciada em 16 de dezembro de 2009. A previsão é de que o projeto entre em operação em 2014.



Tags: Vale, Posco, siderurgia, aço.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now