Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 11/11/2010 | 09h23

MAN Latin America apresenta Volksbus

Articulado e 9.150 Plus estão na FetransRio 2010.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, apresentará a linha Volksbus 2011 na 8ª Feira Rio Transportes - FetransRio, que acontece entre 10 e 12 de novembro no Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é que a feira abrigue mais de 100 estandes, apresentando cerca de 70 veículos a sete mil visitantes. Serão apresentados pela montadora o protótipo Volksbus articulado (foto), que fará parte da linha em 2012, o novo micro-ônibus Volksbus 9.150 EOD na versão Plus - com PBT de 9.2 ton, os consagrados VW 15.190 EOD e VW 17.230 EOD com nova transmissão e inovações no modelo rodoviário VW 18.320 EOT.

O Volksbus articulado exposto possui motorização traseira, 320 cv, piso alto, suspensão pneumática com ajoelhamento e pode receber carrocerias de até 18,2 metros. O veículo atenderá todos os requisitos das normas de Acessibilidade (NBR 14022) e de Fabricação de Ônibus Urbano (NBR 15570). O futuro Volksbus articulado é preparado para aplicação em linhas troncais (inclusive BRT) e está em fase de testes.

Outra novidade da linha Volksbus 2011 ficará por conta do micro-ônibus modelo VW 9.150 EOD Plus. O novo conjunto traseiro (eixo + suspensão) garante ao veículo maior capacidade de carga e possibilita a construção de carrocerias maiores, oferecendo mais espaço para os passageiros. O VW 9.150 EOD na opção Plus também está disponível com duas motorizações: Cummins e MWM. Além disso, possui transmissão ZF, eixo traseiro Meritor 13-113, o PBT homologado de 9.200 kg e entre-eixo de 4.300 mm.

Os modelos Volksbus 15.190 EOD e 17.230 EOD, veículos especialmente desenvolvidos para aguentar firme as longas jornadas de trabalho do transporte coletivo urbano e também como solução ao serviço de fretamento, poderão agora ser equipados com caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO. Desta forma, os clientes passam a ter duas possibilidades: caixa de trasmissão ZF ou Eaton.

Também estará exposto na FetransRio, o chassi rodoviário VW 18.320 EOT, com o novo sistema de troca de marchas servo-assistido, que agora passa a funcionar com dois cabos e reduz o esforço na troca de marchas em até 60%. Segundo a montadora, esse novo sistema de acionamento proporciona engates mais curtos e precisos. Além disso, o reposicionamento da torre da alavanca melhora a posição e a ergonomia do motorista ao dirigir. O sistema é completamente selado, por isso, elimina o acúmulo de sujeira nas partes móveis e o travamento e desgaste dos cabos.

O veículo ainda conta com suspensão pneumática, amortecedores e freios reforçados, tudo isto o torna mais robusto e ideal para aplicação de transporte de fretamento e rodoviários de curtas/ médias distâncias.

Mercado Noventa e quatro por cento dos brasileiros utilizam o ônibus como meio de transporte no dia-a-dia. A frota circulante no País é de 544.710 veículos e a politica de renovação das principais cidades brasileiras é de dez anos de uso, mas os empresários tendem a renovar a frota após o quarto ou quinto ano.

No mercado brasileiro de ônibus, a MAN Latin America concentra o maior volume de vendas nos chassis de ônibus urbanos com motor dianteiro e de micro-ônibus, com uma participação de aproximadamente 36% e 25%, respectivamente.

Em outubro, o mercado comercializou 3.032 unidades e, em 2010, o volume de vendas atingido foi de 26.540 unidades, apresentando um crescimento de 31% sobre o mesmo período de 2009.

Neste cenário, a MAN Latin America vendeu 946 Volksbus em outubro, este é o segundo melhor volume de vendas de todos os tempos e resulta em uma participação de mercado de 31,2% no mês. No total anual, o volume atingido foi de 7.362 unidades e 27,7% de participação, gerando um crescimento de 24% sobre o mesmo período de 2009.

Caminho da Escola

A MAN Latin America faz parte do Programa Caminho da Escola. A montadora já comercializou cerca de três mil veículos durante as duas primeiras licitações e venceu a terceira. Por isso, tem a possibilidade de oferecer mais quatro mil ônibus ao transporte municipal na rede pública e na zona rural de todo o Brasil. A companhia oferece os modelos Volksbus ORE 02R (sigla para Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio) e ORE 03R (Ônibus Rural Escolar Reforçado Grande).

Criado em 2007 para renovar a frota de veículos escolares e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, o Caminho da Escola também padroniza o transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência nos processo de aquisição. Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o programa federal Caminho da Escola já atendeu 2.697 municípios, financiando 5.721 ônibus escolares em todo o País.

O modelo Volksbus ORE 02R tem o comprimento de 9 metros e entre-eixo 5.180 mm e capacidade para 48 alunos. Já o modelo Volksbus ORE 03R chega a 11 metros de comprimento com entre-eixo 5.950 mm e capacidade para 59 alunos.

Os modelos possuem motor eletrônico MWM 4.12 TCE, eixo traseiro com bloqueio de diferencial e pneus de uso misto para terrenos escorregadios com lamas ou cascalho e são ideais para o trânsito em área rural. Para isso, os veículos contam com suspensões reforçadas, bem como maiores ângulos de entrada e de saida, devido a redução das dimensões dos balanços dianteiro e traseiro. A MAN afirma que os Volksbus podem percorrer estradas de terra em condições severas de piso e relevo.



Tags: MAN, Volksbus, Caminho da escola, ônibus, FetransRio.

Comentários

  • cicero romao

    Ola pessoal , já dirijo um ónibus escolar 15-190 a 4 anos, eis muito bravo em diversas estrada é uma pena seu pós-eixo ser longo e bate muito em certo buraco e pontes de cabeceiras baixas. mais olha dirigir um volksbus ore 03r zero km, vai ser um sonho a realizar. espero que a prefeitura onde trabalho chega logo esses exuberantes ore 03r. valeu tchau tchau.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now