Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 06/01/2011 | 12h09

Recordes de produção e vendas na MAN

Para Cortes, só faltou o Corinthians ganhar.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, atingiu recorde histórico de produção em 2010, quando a fábrica de Resende, RJ, entregou 68.002 unidades, incluídos os kits enviados para montagem nas unidades do México e da África do Sul.

Segundo a empresa, o resultado supera em 50% os números de 2009 (45.469 veículos) e garantiu a liderança local em vendas de caminhões acima de cinco toneladas pelo oitavo ano consecutivo, segundo dados do Renavam -- Registro Nacional de Veículos Automotores.

Com o emplacamento de 45.319 caminhões Volkswagen, a MAN ficou com a liderança tanto no segmento acima de cinco toneladas, com 29,1% de participação, quanto no mercado com mais de 3,5 toneladas, com 28,7%. Dados da empresa indicam que a diferença em relação à marca segunda colocada (Mercedes-Benz) superou 4.400 unidades.

No segmento de ônibus, a linha Volksbus garantiu a vice-liderança em licenciamentos, com 7.523 unidades, participação de 28,7% e aumento de 23% em relação a 2009.

Nas vendas brasileiras no atacado a MAN Latin America comercializou 48.649 caminhões em 2010, crescendo 42% em relação a 2009 e superando o volume de 2008 em 31%, até então o melhor ano da história da empresa. O volume de ônibus Volksbus vendidos no País em 2010 foi de 8.716 unidades, número 30% superior ao de 2009 e 11% acima do de 2008.

Mesmo com os mercados da América Latina e África ainda se recuperando dos efeitos da crise econômica mundial, as exportações da MAN Latin America chegaram a 8.007 caminhões e ônibus - um volume 54% superior às 5.194 unidades embarcadas em 2009.

Faltou Corinthians

Em 2010 a MAN começou a acelerar no mês de janeiro, quando o presidente para a América Latina, Roberto Cortes, anunciou o aumento na produção, com a contratação de mais 700 pessoas para as empresas do Consórcio Modular em Resende. Três meses depois ocorreu abertura da linha de montagem dos caminhões MAN, com mais de uma centena de colaboradores contratados. A montadora anunciou também na ocasião planos para a construção de um Parque de Fornecedores, que ficará pronto em 2012.

Durante o IAA, feira realizada em Hannover, na Alemanha, a MAN Latin América apresentou um kit que permite rodar com 100% de biodiesel.

O cavalo mecânico VW 26.370 6X4, disponível para venda em todo o País a partir deste mês, complementará a linha de extrapesados com motor Volkswagen NGD. Além da configuração bitrem, o veículo também pode ser utilizado em outras aplicações com carretas convencionais onde se requer maior tração do cavalo mecânico. O protótipo de ônibus articulado com 320 cv de potência foi destaque no salão FetransRio em novembro, ao lado dos novos chassis VW 17.260 EOT piso baixo e VW 9.150 EOD plus. Cortes comemorou o tricampeonato brasileiro de montadoras na Fórmula Truck e a entrega de ônibus VW 18.320 EOT para transporte das equipes de futebol do Atlético Mineiro, Cruzeiro, Fluminense, e Resende Futebol Clube, além da Confederação Brasileira de Futebol. Não pode, no entanto, celebrar as esperadas conquistas do Corinthians, seu time do coração.



Tags: MAN, Volkswagen, Volksbus, Renavam, Mercedes-Benz.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now