Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 27/03/2011 | 21h43

Meritor fornece os eixos do Novo Cargo

Nova geração dos caminhões está na faixa de 13 a 31 t.

Automotive Business

Redação AB

A Meritor fornece todos os eixos traseiros da familia Cargo 2012, que inclui onze modelos na faixa de 13 a 31 toneladas, com capacidade máxima de tração de 63 toneladas. A nova geração foi totalmente desenvolvida no Brasil, no Centro de Design da Ford América do Sul, em Camaçari, na Bahia, e no Centro de Engenharia de Caminhões em São Bernardo do Campo, SP, e em breve estará chegando ao mercado sul-americano.

O projeto global da Ford inova em criatividade e versatilidade, propondo novo desenho para as cabinas e padrões de qualidade. Uma das novidades é a cabine-leito, aplicada a cinco modelos, estampada, montada e pintada em Pouso Alegre, MG, para entrega, completa, na fábrica da Ford.

“Temos uma longa história de parceria com a Ford, que foi nosso primeiro cliente na área de caminhões, a partir de 1960, quando a montadora oferecia no País o F600”, afirma Sílvio Barros, diretor geral da Meritor para a América do Sul, que produz eixos em Osasco, SP. “A Meritor recebeu da Ford em 2008 o Silver World Excellence Award, uma distinção que poucos fornecedores conseguiram em nível global e mostra a importância desse relacionamento”, enfatiza.

A Ford obteve em 2010 participação de 23,9% no mercado competitivo de caminhões de 3,5 a 47 toneladas e consolidou 28 trimestres de lucratividade com as operações concentradas em São Bernardo do Campo, SP, onde montou 33.863 unidades em 2010, com vendas internas de 27.638 unidades.

Eixos

Barros destaca a Meritor como um dos três maiores sistemistas no segmento de veículos comerciais da América do Sul. “Com o lançamento recente de cardans, a Meritor está apta a fornecer todos os componentes que integram o sistema de tração e suspensão de caminhões e ônibus, entre a caixa de câmbio e as rodas”, explica.

Os investimentos da empresa em curso este ano, de US$ 20 milhões, se estendem à nova planta de cardans e modernização das linhas de eixos em Osasco, com a introdução de novas máquinas. Há outros US$ 7 milhões já aprovados para 2012. Tecnologias atuais, como soldagem a laser e corte integrado de engrenagens, estão sendo incorporadas para a construção de novas famílias de eixos.

Com fábricas de eixos e cardans em Osasco, a Meritor mantém joint venture com a Randon nas empresas Master e Suspensys, fabricantes de cubos de roda, tambores, freios e eixos para carretas.

Em janeiro a Meritor vendeu sua última parcela de negócios na área de componentes para veículos leves, que era dirigida à produção, em Limeira, SP, de fechaduras e peças para portas. A partir de agora a companhia passa a se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento e fornecimento de soluções para caminhões, ônibus, carretas e veículos industriais.



Tags: Ford, Novo Cargo, Meritor, eixos, nova cabine.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now