Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Fábrica da ZF em Sorocaba (SP) é primeira do mundo a usar veículos autônomos
Veículo autônomo em ação na fábrica da ZF, em Sorocaba (SP): maior produtividade em menor tempo

Indústria | 03/05/2021 | 16h15

Fábrica da ZF em Sorocaba (SP) é primeira do mundo a usar veículos autônomos

Unidade tem quatro AGVs em áreas externas e é a única do grupo a utilizar globalmente esse recurso, que aumentou a produtividade em 30%

REDAÇÃO AB

A ZF do Brasil anunciou na segunda-feira, 3, que a sua fábrica localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo, é a primeira do grupo em todo o mundo a utilizar veículos autônomos (AGVs) para transportar produtos como transmissões, eixos e componentes de manufatura não só na parte interna, como também na externa da planta de maneira totalmente autônoma. Assim, a unidade paulista passa a ser a primeira do grupo em todo o mundo a dispor desse recurso, que integra a estratégia da ZF de alinhar seus processos aos princípios da Indústria 4.0.

A implantação dos AGVs foi idealizada há dois anos, e a fábrica começou a receber a infraestrutura começou a ser adaptada para receber o sistema em 2020, com o primeiro veículo começando a operar em janeiro deste ano. Agora são quatro, que operam simultaneamente 24 horas por dia.

Segundo Marco Contó, gerente sênior de logística da ZF América do Sul, as previsões de ampliação da complexidade logística e de toda operação da empresa nos próximos anos, assim como os processos de automação e de digitalização influenciaram muito a criação e a implantação do sistema na fábrica, e os resultados são expressivos: aumento de 31,8% na produtividade durante a movimentação das cargas e redução de 94,6% na variabilidade do tempo de entrega dos materiais.

INOVANDO NO USO DE AGVs EM ÁREA EXTERNA



Renan Rêgo, gerente de logística da fábrica, lembra que as operações em áreas externas foram um dos maiores desafios do projeto. “Tivemos que levar em consideração um ambiente com variantes totalmente imprevisíveis, como o trânsito de veículos dos mais variados tipos e tamanhos, além de pessoas, condições climáticas, intempéries etc.”, declarou.

Como se não bastasse, a implantação do sistema teve de ser feita com a fábrica em funcionamento. “A preocupação foi de iniciar e manter em funcionamento um projeto dessa envergadura em paralelo ao andamento normal das atividades fabris, considerando a interação desses veículos com os colaboradores e a necessidade absoluta da preservação da segurança de todos e da operação como um todo”, completou o gerente.

Como resultado, o projeto hoje é destaque internacional no grupo ZF e tem sido compartilhado, com possibilidades de ser implantado em outras unidades da empresa, disse Marco Contó. Os quatro AGVs que operam atualmente na fábrica da ZF trabalham com até cinco vagões, podendo transportar até cinco toneladas.



Tags: Indústria, ZF, fábrica, Sorocaba, AGVs, veículos autônomos, pioneira, logística, Indústria 4.0, digitalização, Marco Contó, Renan Rêgo.

Comentários

  • Helioroberto Oliveira

    Trabalheinessa empresa 8 anos muito boa. Empresa seria menos no que se trata de reconhecer o valor dos funcionarios. Para mim a zf nao produz so produtos para caminhões tratores e outros produtos, também e uma fabrica de funcionarios restritos.

  • IldoCarlos Boscolo

    AZF do Brasil sempre se destacando em tudo que se propõe a fazer para o crescimento do Brasil.Eu tive a honra de trabalhar durante 20 anos na Unidade de São Caetano e maioria das instalações Industriais da planta de Sorocaba tem minha participação e da nossa equipe de técnicos Engenheiros e Arquitetos cuja amizade temos até hoje. 2021.

  • GuyKnox

    Trabalhei18 anos, foi uma ótima empresa, valorizou meu trabalho muito bem. Trabalhei em ti

  • BrunoCesar Fiuza Brisola

    Minhaesposa entrou como estagiária, terminou a faculdade, fez inglês e aproveitou as oportunidades dentro da ZF do Brasil. Hoje ela é Assistente Executiva. Essa empresa não apenas produz peças e produtos, mas desenvolve o potencial dos profissionais que lá trabalham e faz com que as pessoas próximas como eu possam admirar o trabalho e a forma de gestão da ZF. Parabéns é uma empresa modelo que está a frente do seu tempo onde os executivos pensam não apenas em lucros, mas no bem estar dos colaboradores e nas comunidades onde está inserida cada planta.

  • Prof.Me Argemiro Rodrigues de Sousa

    Excelenteempresa! Operação "nervosa" e muito dinâmica que é normalmente característica do setor automotivo. Atuei 4 anos na área de suprimentos e aprendi muito, principalmente com o processo de transição do ERP - SAP R/3

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now