Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Fábrica da Renault inaugura garagem com energia solar
A nova Garagem Fotovoltaica pode produzir até 8,67 MWh por ano

Sustentabilidade | 13/05/2021 | 13h48

Fábrica da Renault inaugura garagem com energia solar

Estação com placas fotovoltaicas vai recarregar veículos elétricos na unidade de São José dos Pinhais (PR)

REDAÇÃO AB

Os carros elétricos da Renault terão agora um ponto de recarga com energia 100% limpa na sua fábrica em São José dos Pinhais (PR). A empresa acaba de inaugurar dentro do Complexo Industrial Ayrton Senna uma garagem destinada a produzir eletricidade com energia solar para abastecer veículos elétricos.

Batizado de Garagem Fotovoltaica, o local tem capacidade para recarregar até 167 baterias de veículos elétricos por ano, como a do novo Renault Zoe E-Tech, o que significaria uma distância percorrida de até 60 mil quilômetros por ano, evitando a emissão de 1 tonelada de CO2, segundo cálculos da montadora. A estação tem potencial para gerar 8,67 MWh anualmente.

“Essa é mais uma iniciativa da Renault do Brasil para reduzir a pegada de carbono, alinhada com a nova política de responsabilidade socioambiental apresentada pelo Renault Group”, diz Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

O projeto foi desenvolvido em parceria com as empresas ABR Energias, Brafer, Weg e o sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), mas o conceito foi idealizado por alunos das Faculdades da Indústria dentro do Renault LAB, que é o núcleo de inovação da montadora.

A instalação de placas voltaicas nas fábricas de veículos têm se tornado uma tendência cada vez maior. A BMW finalizou no fim de abril a instalação de painéis solares para a produção de eletricidade que abastece sua fábrica de Araquari (SC). Em novembro passado, a Caoa inaugurou a maior fachada fotovoltaica do mundo em seu Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) localizado no interior da fábrica de Anápolis (GO).



Tags: Renault, São José dos Pinhais, elétricos, fábrica, Ricardo Gondo.

Comentários

  • RodolfoBoraschi

    Muitointeressante. Eu adoraria saber mais sobre os tempos de recarga dos veículos e também da estação.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now