Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas por financiamento já se aproximam dos números pré-pandemia

Crédito | 09/06/2021 | 18h12

Vendas por financiamento já se aproximam dos números pré-pandemia

Total de veículos financiados de janeiro a maio é de 2,37 milhões de unidades, quase o mesmo registrado em 2019

REDAÇÃO AB

O número de veículos financiados em maio deste ano totalizou 504 mil unidades, entre modelos novos e usados, incluindo carros de passeio, comerciais leves, motocicletas e veículos pesados em todo o País. Esse número equivale a um crescimento de 7,8% na comparação com abril, quando o total de unidades financiadas foi de 467 mil. Já na comparação com o quinto mês do ano passado, a alta foi de 88%, mas isso se deve ao fato de o País ter ficado quase parado há um ano, por conta da pandemia.

Mais importante é observar que no acumulado de janeiro a maio deste ano, o total de automóveis vendidos por meio de financiamento somou 2,37 milhões de exemplares, o que significa avanço de 24,4% na comparação com o mesmo período de 2020, ou 466 mil exemplares a mais Com isso, o resultado dos cinco primeiros meses deste ano já é próximo ao contabilizado no período similar em 2019, que foi de 2,42 milhões de unidades.

Publicidade



Os dados foram informados pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, que opera o Sistema Nacional de Gravames, um tipo de cadastro que todo veículo financiado possui e que impede a sua comercialização sem que o financiamento esteja quitado. Detalhe que chama a atenção no número de vendas por financiamento é a quantidade de veículos usados vendidos por meio dessa ferramenta: 68%, ou 344 mil unidades, contra 160 mil modelos novos. No acumulado do ano, essa porcentagem é ainda maior: 70% de todos os veículos financiados são usados e essa é a maior participação dos seminovos nas vendas financiadas desde 2012.

Outro fato que chama a atenção é que o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) segue como a modalidade de financiamento mais utilizada pelos clientes. Em maio deste ano, 86% dos negócios a prazo foram feitos assim, enquanto o consórcio (a segunda modalidade mais usada) ficou com apenas 13,3% dos negócios.



Tags: Crédito, financiamento, comércio, vendas, B3, gravames, acumulado, maio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now