Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Apesar de crise dos semicondutores, venda de carros na Europa cresce em maio

Balanço | 17/06/2021 | 14h55

Apesar de crise dos semicondutores, venda de carros na Europa cresce em maio

As montadoras comercializaram 1,08 milhão de veículos no continente, o que representa um aumento de 4% no mês e 31% sobre 2020

REDAÇÃO AB

A Acea (European Automobile Manufacturers Association), entidade que reúne as montadoras europeias, anunciou na quinta-feira, 17, que as vendas de automóveis de passeio em maio naquele continente (incluindo os países da União Europeia e do Efta – Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suécia) cresceram 4,1% em relação a abril, somando 1,084 milhão de unidades, frente aos 1,040 milhão comercializados no mês anterior.

Também de acordo com a entidade, o total de veículos novos licenciados no acumulado do ano é de 5,2 milhões de exemplares, o que significa evolução de 31,1% na comparação com o resultado do mesmo período do ano passado, quando foram emplacados pouco mais de 3,9 milhões de carros novos. A Espanha foi o país que registrou a maior elevação nas vendas na comparação com 2020, com crescimento de 177,8% em maio deste ano, frente ao mesmo mês do ano passado. Em seguida aparecem França (46,4%), Itália (43%) e Alemanha (37,2%).

Publicidade



Os números repercurtiram no mercado de modo positivo, já que a indústria automotiva no mundo tem enfrentado uma severa escassez de semicondutores, que tem paralisado a produção de veículos. Em maio, fábricas na Europa, EUA e México tiveram que suspender suas atividades pela falta de componentes eletrônicos. Apesar dessas interrupções, a produção conseguiu atender parcialmente à demanda do mercado europeu.

Com relação às fabricantes, o grupo Volkswagen segue como o detentor dos melhores números de vendas na região, com 28% de participação no mercado europeu, seguido pela Stellantis, com 20,7%, grupo Renault (8,3%), grupo Hyundai (8,1%) e grupo BMW (7,2%) nas cinco primeiras colocações do ranking.



Tags: Balanço, Acea, mercado europeu, União Europeia, Efta, automóveis de passeio, maio, grupo Volkswagen.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now