
A Ram divulgou na noite de quinta-feira, 28, teaser no qual revela uma nova picape que será em breve vendida no Brasil. O vídeo, com duração de 15 segundos, não mostra muita coisa. No entanto, ao que tudo indica, trata-se da 1500 Classic, que deverá ser comercializada por aqui em duas versões.
A nova picape da marca que pertence à Stellantis virá equipada com motor V8 Hemi 5.7, que entrega 395 cv de potência 5.600 rpm e 55,9 kgfm a 3.950 rpm. Casa com transmissão automática de oito velocidades fornecida pela ZF.
O vídeo divulgado pela marca da Stellantis não é a primeira aparição da 1500 Classic no Brasil. A picape foi flagrada, mais de uma vez, rodando pelas ruas do país. Embora ainda não tenhamos nenhuma informação sobre preços, é muito provável que o modelo seja o veículo equipado com motor V8 mais barato do nosso mercado.
Ram 1500 Classic ou Ram Classic?
Desde as primeiras aparições, devidamente camufladas, no Brasil, paira no ar um mistério sobre a picape da Ram. Afinal de contas, este é um modelo novo ou apenas uma configuração diferente da 1500? A reportagem responde, ao melhor estilo do personagem Chaves: as duas coisas.
Produzida no México, a Classic é a penúltima encarnação 1500. Nos Estados Unidos, e em outros mercados, a Stellantis adicionou o sobrenome ao modelo para diferenciá-lo da geração atual. Aqui no Brasil, porém, a tendência é que a picape atenda apenas pela alcunha de Ram Classic.
Visual e equipamentos da picape
Pelo teaser, dá para notar que a nova picape da Ram dispõe de rodas de cinco raios e detalhes cromados na grade dianteira. Estes elementos se fazem presentes na versão que, possivelmente, será chamada de Laramie. A Classic terá ainda uma segunda configuração, com pegada mais esportiva e acabamento em preto.
No vídeo não é possível ver muito do interior. Contudo, se seguirmos o pacote da versão Laramie vendido na Argentina, dá para dizer que a picape trará nesta configuração bancos e volante revestidos em couro, ar-condicionado de duas zonas e central multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas.
Ram vive bom momento no Brasil
A Ram vive ótimo momento no Brasil, e a chegada de um novo produto apenas evidencia tal fato. Em maio, a marca anunciou recorde de emplacamentos em um único mês no país, com 404 unidades comercializadas – superando seu melhor resultado, conquistado no longínquo 2005. A marca é um dos focos de crescimento da Stellantis no país.
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no acumulado do ano, 1.062 veículos da Ram foram emplacados. Ainda de acordo com a entidade, este número deixa a marca com 0,63% de market share no segmento de comerciais leves.
A Ram, porém, pretende abocanhar maior fatia do bolo. O caminho óbvio neste caso é ampliação do portfólio e a Classic chega para justificar tal trilha. No entanto, a marca não deverá parar por aí.
Existem planos de lançamento de uma picape média, que será fabricada em Pernambuco. Feita sobre a plataforma Small Wide 4×4, mesma arquitetura de outros produtos da Stellantis, ainda não tem um nome oficial. Hoje, o modelo é formalmente conhecido como o frio “Projeto 291”. Todavia, atende mesmo pelo carinhoso apelido de “Torona”.
Além de ter a mesma plataforma da intermediária, a nova picape da Ram se aproveitará de alguns elementos da Toro. Daí vem a amável alcunha. O modelo, que já namora a ida para as concessionárias há alguns anos, deve começar a ser vendido no primeiro semestre de 2024.