logo

7 fatos sobre a Volkswagen ID.Buzz

Kombi elétrica é divertida de guiar e arranca sorrisos pelas ruas, mas não pode ser comprada
Author image

Vitor Matsubara

01 jul 2024

5 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A linha de carros elétricos da Volkswagen não é das mais diversificadas no Brasil. Apenas dois modelos são comercializados por aqui: o ID.4 e a ID.Buzz. Porém, a minivan se destaca por ter algo que nenhum outro veículo pode oferecer: carisma.


VEJA MAIS:– Volkswagen produzirá sedã Virtus no Paraná em 2025

– Volkswagen investe mais R$ 9 bi no Brasil e terá nova picape


Automotive Business passou uma semana com a “Kombi elétrica” e sentiu na pele como é ser o centro das atenções. Só que a ID.Buzz não é apenas um rostinho bonito na multidão. Ela tem outras virtudes – e defeitos – que apresentamos a seguir:

1) Carisma de fábrica

Não há nenhum carro novo à venda no Brasil capaz de rivalizar com a ID.Buzz no quesito carisma. As formas inspiradas na antiga Kombi (que ainda é presença constante pelas ruas) fazem o carro ser um ímã de olhares. Praticamente ninguém resiste a uma espiadinha quando a ID.Buzz passa. Fotos, comentários e principalmente sorrisos são constantes. Ou seja, se você for introvertido, é melhor procurar outro carro.

2) Espaço de sobra para… cinco pessoas

A ID.Buzz é um carro grande. Mede 4,71 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,92 metro de altura e 2,98 metros de distância entre-eixos. Sobra muito espaço, inclusive no banco de trás, que é bipartido e tem trilhos para ajustar a distância. Só que a Volkswagen decidiu trazer a configuração com cinco lugares em vez da versão alongada, que tem ainda mais espaço interno e pode levar sete passageiros.

De qualquer forma, sobram porta-objetos de vários tipos e tamanhos na cabine da ID.Buzz. O maior deles fica entre os bancos dianteiros e pode ser removido facilmente para ser utilizado como um cooler. No lugar onde normalmente ficaria a manopla do câmbio (que fica à direita, atrás do volante) existe uma gaveta que, aberta, tem dois porta-copos grandes. 

Se serve de consolo, a ausência de uma terceira fileira de bancos abre espaço para um enorme porta-malas de 1.121 litros, que ainda vem com um fundo falso para separar o compartimento de bagagens em dois níveis.

3) Posição de dirigir não é de Kombi

Para surpresa de ninguém, dirigir a ID.Buzz é como guiar um automóvel de passeio, só que maior. O volante de três raios é o mesmo encontrado nos modelos mais recentes da Volkswagen com direito aos pouco práticos comandos do tipo touch.

A ampla área envidraçada proporciona boa visibilidade por todos os ângulos, embora a largura do veículo cause uma sensação de desconforto nos primeiros momentos, sobretudo em lugares mais apertados. Pelo menos o sistema de câmeras com visão em 360 graus ajuda bastante nessas situações.

4) Um VW bem equipado

Disponível em versão única de acabamento no Brasil, a ID.Buzz vem com uma lista de equipamentos bastante generosa. Além do painel digital de 5,3 polegadas (que tem as informações essenciais, embora seja um pouco pequeno), a van tem uma central multimídia com uma grande tela tátil de 12 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Alguns comandos físicos (como o controle da temperatura do ar-condicionado e do volume do sistema de som) estão mal posicionados: ficam logo abaixo da tela e podem ser acionados sem querer.

Há várias assistências à condução, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, sistema de estacionamento autônomo e alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outros. O acabamento tem bastante plástico, mas os materiais são de boa qualidade – inclusive o tecido dos bancos.

5) Para andar sem pressa

A ID.Buzz tem o mesmo motor elétrico do ID.4, que entrega 204 cv (ou 150 kW) e 31,6 kgfm de torque instantâneo. Só que esse conjunto precisa movimentar um carro de 2.200 kg, e as respostas não são muito ágeis. Não chega a ser lenta, mas também não impressiona pelas arrancadas como a maioria dos carros elétricos.

A suspensão é dura à moda dos modelos importados e se queixa um pouco dos milhares de buracos do piso brasileiro. Em contrapartida, a ID.Buzz é bem estável para uma van, inclusive nas curvas.

6) Boa para viagens

A ID.Buzz tem uma bateria de 77 kWh que resulta em autonomia de até 337 km, de acordo com o ciclo brasileiro do PBEV. Além de poder realizar viagens sem preocupação, a minivan pode ser carregada de 5% para 80% em apenas meia hora plugada em estação rápida de 170 kW – praticamente inexistentes no país… 

7) Quer comprar? Não dá!

Assim como o ID.4, a ID.Buzz só é disponibilizada por meio do Sign & Drive, o programa de assinatura de veículos da Volkswagen. A mensalidade parte de R$ 12.990 no plano de 48 meses com franquia mensal de 1.500 km. O valor muda de acordo com o tempo de contrato (que também pode ser de 24 e 36 meses) e limite de quilometragem por mês de até 3.000 km.

Há duas opções de cores (Branco Candy com Amarelo Pomelo e Azul Starlight) e o cliente tem assistência 24h e carro reserva, além dos custos de documentação inclusos no valor da mensalidade.