
Não é todo dia que a Ferrari lança um carro no Brasil. Esse é apenas mais um motivo para o burburinho em torno da 12Cilindri, que acaba de chegar ao país. O modelo é um dos poucos superesportivos da atualidade com motor V12 – e um dos mais modernos também.
Por isso, Automotive Business foi até o showroom da Via Itália, importadora da marca Ferrari no mercado brasileiro, para conhecer a 12Cilindri de perto. Feitas às apresentações, veja 7 fatos sobre a nova jóia da casa de Maranello.
1) Motor V12 aspirado é para poucos

A Ferrari 12Cilindri entrou para a história antes mesmo de ser lançada – e por um motivo especial. A marca é a única que ainda produz um motor V12 naturalmente aspirado como o que equipa a 12Cilindri.
Trata-se de uma evolução bastante profunda do conjunto originalmente apresentado na Ferrari Enzo e que posteriormente foi empregada na 812. Na 12Cilindri são 800 cv e 69,1 kgfm, sendo que 80% do torque máximo está disponível a apenas 2.500 rotações por minuto.
2) Peças usam materiais muito leves
Redução de peso é uma preocupação grande em qualquer carro da Ferrari. Claro que não seria diferente na 12Cilindri, que usa bielas de titânio e pistões de alumínio forjado.
Tudo isso fez o motor ficar até 3% mais leve em comparação com a 812 Competizione. A dieta faz a 12Cilindri pesar apenas 1.525 kg – ou 60 kg a menos do que um Jeep Compass.
3) Design da 12Cilindri remete a clássicos da Ferrari

A 12Cilindri é uma grata surpresa quando o assunto é design. As linhas clássicas e elegantes foram inspiradas nos ícones da Ferrari nos anos 60 e 70. Quer um exemplo? A 365 GTB de 1967.
Seja como for, a 12Cilindri chama atenção pelo visual arrojado. O conjunto óptico é agrupado em uma única faixa e o enorme capô com abertura para a frente parece até uma obra de arte.
Atrás, as lanternas são bastante discretas e praticamente se integram com uma faixa na cor preto brilhante que se funde com a vigia traseira. Um spoiler cercado por dois apêndices aerodinâmicos ativos completa o visual mais esportivo.
4) Cabine tem muitas telas

Quem está habituado com a simplicidade das antigas Ferrari vai se surpreender ao entrar na 12Cilindri. Nada menos do que três telas adornam a cabine: a do painel digital tem 15,6 polegadas e a tela da central multimídia tem 10,25 polegadas. Existe ainda uma terceira tela de 8,8 polegadas à frente do banco do passageiro.
O volante de três raios é o mesmo da Roma. Além da ótima empunhadura, ele incorpora os comandos das luzes de seta e o manettino, um seletor giratório dos modos de condução inspirado na Fórmula 1.
5) Fibra de carbono por toda a parte
Acredito que você já percebeu que redução de peso é uma obsessão para os engenheiros da Ferrari. Na 12Cilindri isso se traduz no uso generoso de materiais mais leves.
Um deles é a fibra de carbono, que está tanto nos apêndices aerodinâmicos do lado de fora quanto na cabine. Até a estrutura dos bancos do tipo concha é feita com esse material.
6) Versão conversível deve liderar as vendas no mundo
As primeiras unidades da 12Cilindri trazidas para o Brasil são da carroceria cupê. Entretanto, o modelo também será comercializado na carroceria sem teto Spider. Segundo a Ferrari, essa configuração pode responder ou até superar os 50% no mundo inteiro.
7) Preço no Brasil beira os R$ 8 milhões
Caso você tenha se interessado pela Ferrari 12Cilindri, acho bom saber que o novo modelo da marca italiana não é exatamente barato. Pelo superesportivo pede-se R$ 7,9 milhões.
