Criado em agosto de 2008 para informar as operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados e reduzir a emissão dos veículos do sistema intermunicipal metropolitano (comum, especial fretamento e fretamento escolar), o Conscientizar já envolveu a inspeção de 1.900 veículos, com aprovação de 80% dessa frota.
Na Região Metropolitana de São Paulo foram inspecionados 708 veículos de janeiro a junho deste ano. Destes, 75% foram aprovados no Programa.
O resultado foi mais positivo ainda na Região Metropolitana da Baixada Santista. Nos seis primeiros meses do ano passaram pelo ConscientizAR 470 ônibus, dos quais 90% foram aprovados.
Na Região Metropolitana de Campinas foram inspecionados 51 ônibus e aprovados 39 em 2009.
Controle da poluição
Em caso de constatação de irregularidade, a empresa tem o prazo de sete dias a partir da data de inspeção para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização. Até maio de 2009 todos os ônibus e micro-ônibus reprovados foram regularizados.
A inspeção é feita com o uso do opacímetro, aparelho que mede o material particulado (fumaça preta) emitida por veículos a diesel. A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.