logo

9 mil carros deixaram de ser vendidos em um dia de manifestações

Problema derrubou média diária de vendas em outubro, mas não impedirá o mercado de fechar 2022 dentro das projeções da Anfavea
Author image

Mario Curcio

09 nov 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

As manifestações antidemocráticas realizadas em 31 de outubro impediram o licenciamento de 6 mil a 9 mil carros naquele dia, segundo estimativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Como resultado, o mês teve um total de 180 mil unidades licenciadas, resultando em queda de 6,7% na comparação com setembro, que teve um dia útil a mais.

“A média diária de vendas vinha num ritmo forte em outubro. Descontando o último dia útil, o mês teria fechado com média diária de 9,5 mil unidades, acima das 9,2 mil anotadas em setembro”, afirmou o presidente da Anfavea, Márcio Leite, em entrevista coletiva realizada na terça-feira, 8, durante a Fenatran – feira de transportes que ocorre até 11 de novembro no São Paulo Expo.

Projeções para 2022 são mantidas

Ainda assim, a média diária de outubro encerrou em 9 mil veículos licenciados, na soma de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. No acumulado de janeiro a outubro foram emplacados 1,68 milhão de veículos, o que indica pequena queda de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Nossa projeção anual é de 2,14 milhões de unidades. É muito provável que iremos atingir nos últimos dois meses os 456 mil veículos que faltam para o total estimado”, afirma Márcio Leite.


VEJA TAMBÉM:

– Manifestações e chips derrubam em 15% produção de veículos em outubro


A análise isolada de automóveis indica 136,9 mil veículos emplacados em outubro, com ligeira queda de 4,4% ante setembro. O acumulado do ano teve 1,25 milhão de automóveis novos, apenas 1,8% abaixo de 2021.

Os comercias leves tiveram 31,8 mil unidades emplacadas em outubro, recuo de 15,6% na comparação com setembro. Nos dez meses foram entregues 312,5 mil unidades, 9,5% a menos pela comparação interanual.

Vendas de carros a prazo caem

Um estudo apresentado pela Anfavea mostra que as vendas financiadas vêm caindo mês a mês desde julho de 2021. Naquele período, as transações a prazo estavam próximas a 45% do total, enquanto os negócios à vista respondiam por cerca de 55%. No levantamento mais recente, de setembro de 2022, as transações financiadas caíram para 36% do total, enquanto o pagamento à vista alcançou 64%.

“Isso é um grande problema, pois este é um mercado muito dependente do crédito”, alerta Márcio Leite.

Estoque de veículos cresce em outubro

O levantamento divulgado pela Anfavea mostra que o estoque total de veículos (nas fábricas e concessionárias) subiu de 176,3 mil para 188,9 mil na passagem de novembro para outubro, e de 29 para 31 dias. Márcio Leite recorda que o nível atual equivale à metade do que havia em estoque em 2019, antes da pandemia, mas ainda assim estaria “dentro do normal”.