logo

99 amplia serviço de caronas para toda a região Sul

O 99Carona, serviço do aplicativo 99, passará a ser oferecido em toda a região Sul do Brasil. Desde a estreia, no começo de 2021, o recurso apenas valia para as capitais Porto Alegre e Florianópolis. 
Author image

victor

27 out 2021

2 minutos de leitura

99carona.png

Diferentemente das outras modalidades do aplicativo, o 99Carona não utiliza um motorista parceiro. Em vez disso, qualquer pessoa com carro pode oferecer um assento vazio em seu veículo para outro indivíduo que deseje ir ao mesmo destino. O app permite que as duas pessoas dividam os custos da viagem, como combustível e pedágio. Esse cálculo é feito pelo próprio aplicativo e informado ao condutor e ao caroneiro antes da viagem.

Segundo a 99, o recurso de caronas cresceu 600% desde a estreia no começo do ano. Além de ser usado em viagens rotineiras, como a jornada para faculdade ou trabalho, ele também tem sido adotado para viagens intermunicipais e até interestaduais. As cinco rotas mais populares, inclusive, são todas desse tipo: de Florianópolis para Porto Alegre, de Porto Alegre para Gramado/Canela (RS), de Florianópolis para Itajaí (SC), de Florianópolis para Curitiba e de Porto Alegre para Caxias do Sul (RS).

Para usar o serviço, a pessoa precisa baixar o app, se cadastrar e fazer um pedido de carona, adicionando um ponto de embarque e outro de destino. Também é possível escolher a partir de uma lista de caronas já disponíveis no aplicativo. É possível pagar com dinheiro, pix ou cartão de crédito e as viagens precisam ser agendadas com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Os condutores precisam ter carro próprio para oferecer o serviço. No cadastro, eles fornecem CPF, carteira de habilitação e documento do veículo. A 99 alerta que, como a intenção do serviço não é gerar renda para os condutores, mas sim criar economia para eles e para os caroneiros, o 99Carona tem limite de cinco viagens diárias por condutor.

Por causa da pandemia, o app também orienta passageiros e condutores a usar máscara, higienizar as mãos com álcool gel e circular com os vidros abertos.