logo

99 terá patrulhas de plantão para socorrer motoristas em perigo

A 99 anunciou nesta semana a criação de um novo serviço para seus motoristas, o Patrulha 99. Condutores que se encontrarem em situações emergenciais de segurança serão auxiliados por equipes especializadas, que serão enviadas pela empresa em motos ou carros.
Author image

victor

04 fev 2022

2 minutos de leitura

motorista99.jpg

A ativação do serviço é automática, feita por inteligência artificial. Situações que se encaixam entre as emergências previstas são, por exemplo, desvio de percurso, paradas longas ou trajeto com tempo acima do previsto. Como os motoristas são monitorados em tempo real, será possível detectar essas urgências na hora em que acontecem.

Uma vez que uma situação seja apontada pelo sistema, a polícia é acionada e a unidade da Patrulha 99 que estiver mais próxima se dirige ao local onde o carro está. A empresa nunca age sozinha e só faz o atendimento com a polícia presente. Caso seja necessário, outros serviços de emergência são notificados.

“O sistema verifica padrões de comportamento em chamadas suspeitas ao analisar fatores como horário e duração da viagem, bem como histórico dos usuários”, afirmou a diretora de Segurança da 99, Tatiana Scatena, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O serviço já está disponível em São Paulo e Rio de Janeiro e a 99 estuda sua implementação em outros municípios do país. 

A Patrulha 99 é um serviço terceirizado. Segundo Scatena, foram escolhidas empresas parceiras com “profissionais capacitados” e a capacidade de “responder prontamente” aos chamados, uma vez que o serviço será oferecido 24 horas por dia e sete dias por semana.

A opção vem para complementar outros recursos de segurança da plataforma. A empresa possui câmeras de segurança  instaladas no veículo que captam imagens com “lente olho de peixe” e modo noturno e oferece um botão de segurança físico, localizado em posição sigilosa dentro do carro, que pode ser ativado a qualquer momento e está conectado diretamente à Central de Segurança da 99.

No caso de acionamento do botão, se for identificada alguma anormalidade, o app envia automaticamente alertas para motoristas e passageiros de que aquela corrida está sendo monitorada, perguntando se está tudo bem. Caso necessário, a Central de Segurança tenta contato telefônico para evitar uma possível ocorrência.
 
De acordo com a empresa, apenas 0,004% das corridas realizadas pelo aplicativo apresentam incidentes graves, como roubos ou sequestros. Em 2021, a 99 registrou redução de 23%, por milhão de corridas, nas ocorrências graves na plataforma.