
A 99, operadora de viagens por aplicativo, anunciou hoje a criação do DriverLab, uma divisão para fomentar iniciativas que beneficiem os motoristas. O projeto terá um investimento de R$ 250 milhões ao longo dos próximos três anos, sendo R$ 100 milhões só em 2022. A direção ficará a cargo de Thiago Hipólito, diretor sênior de Operações da 99, e a equipe terá cerca de 100 pessoas.
De acordo com a empresa, o DriverLab tem como objetivos “realizar pesquisas e desenvolvimento, subsidiar inovações, expandir iniciativas já em operação e alavancar parcerias estratégicas que tragam mais benefícios para o cotidiano do motorista parceiro e, consequentemente, para toda a experiência no app da 99”.
Como exemplo das iniciativas que serão apresentadas, a 99 menciona o Kit Gás, programa que converte os carros de motoristas parceiros para rodar com GNV, garantindo menos gastos com abastecimento e, também, colaborando com o incentivo de adoção de combustíveis mais sustentáveis. O Kit Gás funciona desde dezembro na região metropolitana de São Paulo e está em expansão para a Grande Belo Horizonte.
Outro programa anunciado dentro do DriverLab é o 99Loc, sistema de intermediação de aluguel de carros, também na capital mineira. Ele faz a intermediação entre proprietários de carros para locação e motoristas parceiros da 99. O dono da frota é conectado aos motoristas parceiros da 99, ampliando sua carteira de potenciais clientes. Ao mesmo tempo, quem dirige pela plataforma passa a contar com carros de aluguel com valores e condições mais acessíveis.
O sistema do 99Loc usa dados de geolocalização para aproximar as duas partes e a negociação é feita livremente entre ambos, sem interferência ou cobrança de taxas pela 99. O serviço já opera em Belo Horizonte, mas deve ser expandido para outros territórios.
“Estamos lançando esse centro de inovações com muitos talentos dedicados, para também buscarmos soluções que melhorem o futuro de nossos parceiros”, afirmou Thiago Hipólito em comunicado. “A criação do DriverLAB consiste em termos um olhar mais inovador para tratar dos novos desafios e poder melhorar a experiência da plataforma como um todo, inclusive com a expectativa no que de melhor está por vir”, disse.