logo

none

A arte nos dez anos da Renault no Brasil

Como parte das celebrações dos dez anos de atividade no país, e em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Renault está trazendo duas exposições de arte e fotografia.
Author image

cria

18 mar 2009

2 minutos de leitura

A mostra Fotos de Robert Doisneau – Exposição A Renault de Doisneau acontece entre 23 de abril e 14 de junho em Curitiba, na Casa Andrade Muricy e, entre os dias 26 de outubro e 6 de dezembro em São Paulo, na Fiesp. A exposição traz 106 fotografias produzidas pelo fotógrafo francês Robert Doisneau (1912-1994) entre os períodos de 1934 a 1939 e 1946 a 1955. No primeiro período, o artista foi funcionário regular da empresa, contratado para registrar em imagens o cotidiano da indústria e suas atividades. No segundo momento, já famoso, foi contratado como freelancer para registrar material de mídia dos produtos Renault.

A segunda mostra, Uma Aventura Moderna – Exposição da Coleção de Arte Renault, apresentará 96 obras (muitas de grandes dimensões) produzidas entre 1965 e 1985 por artistas apoiados pela Renault em um sistema diferente de mecenato. Por duas décadas, a Renault investiu em artistas de vanguarda – tanto no suporte financeiro como na disponibilização de suas instalações industriais como ateliês e até na oferta de novas matérias-primas – a fim de estimular a efervescente produção artística. Em contrapartida, a empresa solicitava apenas uma retribuição: que estes artistas – futuros ícones da arte moderna – fizessem a ligação entre a arte e o mundo industrial, que até então não se conheciam ou se comunicavam. Desta parceria resultou um acervo de 300 obras – considerado um dos mais notáveis entre empresas privadas – que retratam, em quatro fases e um encerramento, 20 anos de arte contemporânea.

A mostra Uma Aventura Moderna estará em Curitiba de 16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, e em São Paulo de 10 de setembro a 15 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC – Bienal).