logo

none

A corrida da Mercedes à emissão zero

A revista Engenharia Automotiva, da SAE Brasil, resume ideias de Dieter Zetsche, presidente mundial da Mercedes-Benz, para chegar ao carro verde. “É uma combinação de muitas tecnologias que nos conduzirá aonde temos que ir. Precisamos cuidar de todo o gerenciamento de energia do veículo e depois partir para a eletrificação” – disse ele.
Author image

cria

09 nov 2009

1 minutos de leitura

G_noticia_5033.gif

Para Zetsche um primeiro passo é o start-stop. Depois virão os híbridos e os carros puramente elétricos ou alimentados por célula a combustível.

A Mercedes-Benz anunciou a produção de um lote inicial de duzentas unidades do Classe B F-Cell, primeiro carro alimentado por célula a combustível. O carro tem motor de 100 kW (136 hp), autonomia para 385 km e alcançará 170 km/h. A bateria de íon-lítio de 35kW tem capacidade para 1,4 kWh. A recarga do hidrogênio leva apenas três minutos e o consumo equivale a 3,3 litros de diesel por 100 km.

No Japão e nos Estados Unidos a Honda já produz, em escala reduzida, o FCX Clarity movido a eletricidade produzida também por um sistema de células a combustível. O lote inicial é de duzentas unidades. O hidrogênio que alimenta as células pode ser gerado em unidades domésticas que processam gás natural. O carro é alugado a clientes por US$ 600 mensais.