logo

none

A inédita parceria entre SAE E FPT Powertrain

Franco Ciranni: valorizando a inovação
Todos os engenheiros da FPT Powertrain tornaram-se associados da SAE Brasil. A iniciativa inédita resultou de um entendimento entre a entidade e Franco Ciranni, superintendente da fabricante de motores do Grupo Fiat. Vilmar Fistarol, que foi presidente da SAE até dezembro e agora é conselheiro sênior, foi um dos promotores do entendimento assinado em Betim, MG, durante um workshop que reuniu cerca de trezentas pessoas.
Author image

cria

21 jan 2009

3 minutos de leitura

P_noticia_2621.gif

A FPT passa a ser a companhia com maior número de engenheiros filiados à entidade, que possui 2.800 empresas com profissionais cadastrados e 5.200 profissionais e estudantes inscritos.

Ciranni admite que a indústria automobilística passa por momento difícil, mas entende que deve investir no aperfeiçoamento pessoal e profissional de seus engenheiros. “Eles são o capital intelectual da empresa”. Ele explica que decidiu investir no projeto porque identificou na SAE o mesmo traço da busca pela inovação que caracteriza a área de engenharia de uma empresa como a sua, que depende muito de pesquisa e desenvolvimento para ser competitiva. A FPT está patrocinando, também, as principais atividades da entidade este ano, como Top Sponsor.

Os profissionais da FPT mostraram-se bastante motivados com a oportunidade. A empresa bancará 50% do custo da associação à SAE e vai facilitar a atividade dos profissionais com a criação de um núcleo da entidade na fábrica, em Betim. O propósito, também, é incentivar uma maior participação de seus engenheiros nos simpósios, seminários e congressos que a SAE Brasil promove.

Quem é a FPT
A FPT Powertrain Technologies concentra toda a experiência na área de motores e transmissões do Grupo Fiat, pelo qual é controlada. Presente em sete países da Europa e América Latina com 16 fábricas e 11 centros de pesquisa e desenvolvimento, conta com um contingente de 20 mil profissionais. A empresa atende empresas como Fiat Automóveis, Iveco, Lancia, Alfa Romeo, Case IH, New Holland, Iveco Motors e Irisbus – além de clientes não-cativos, como Ford, PSA Peugeot Citröen, Tata-Daewoo, Suzuki, Mitsubishi, General Motors e Beijing Public Transportation Corporation.

A FPT possui joint ventures estratégicas com a Tata (Índia), Saic (China), e Severstal (Rússia). Na América Latina a FPT inicia a produção de transmissões para a PSA Peugeot-Citroën e concluiu acordos de fornecimento de motores para a TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense, Materfer/Agrinar e Technew China.

A planta de Betim, MG, ao lado da Fiat Automóveis, é a maior unidade da FPT, com produção anual superior a 1,4 milhão de unidades entre motores e transmissões. Já a fábrica de Sete Lagoas, MG, monta quatro famílias de motores diesel (C, N, F1C e 8140). A planta de Córdoba, que fará as transmissões para a PSA Peugeot Citröen, produz os motores Torque 1.6L, 1.7L diesel e o novo 1.9L 16V, além da transmissão C513. A unidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, adquirida da Tritec, será responsável pela produção de uma nova gama de motores midsize nas versões gasolina e flexfuel, a ser desenvolvida pelos centros de pesquisa da Itália, Betim e pelos técnicos paranaenses.