logo

artigo

A revolução da indústria automotiva até 2020

O preço elevado do petróleo no mercado internacional, o grave problema da poluição e dos congestionamentos nas grandes metrópoles têm levado os fabricantes globais de veículos a desenvolver carros cada vez mais limpos e eficientes na Ásia, Europa e Estados Unidos. Enquanto não viabilizam comercialmente os modelos puramente elétricos, esses grupos direcionam seus departamentos de engenharia para o aprimoramento de motores convencionais e de veículos híbridos, buscando extrair menor consumo e baixo nível de emissões, sem perda de desempenho.
Author image

Redação AB

11 mai 2012

2 minutos de leitura

X_noticia_13999.jpg

De 2007 (no início da crise financeira mundial) para cá, montadoras sediadas nos chamados países do Primeiro Mundo têm dirigido as suas atenções para novas tecnologias e novos projetos de veículos verdes, buscando como meta obter o melhor rendimento energético de seus produtos.

A era dos veículos com motor à combustão estaria com os dias contados? O que deverá acontecer com os carros híbridos e elétricos no mundo: será que vão emplacar logo no mercado? E os carros movidos com célula de combustível a hidrogênio e os autoguiados, ainda estão muito longe de se tornar uma realidade? Conseguirão os fabricantes atingir a meta de 50 km/litro ou zero de emissões?

SÉRIE ESPECIAL DE ARTIGOS

Essas e outras questões, como o novo regime automotivo que pretende estimular a pesquisa e inovação no Brasil, são temas da série especial de oito artigos sobre tecnologia que o jornalista Ricardo Couto, gerente de conteúdo do Carsale, preparou para os leitores do site. A partir da segunda-feira, 14, a série passa a ser republicada também aqui no Portal Automotive Business, com uma reportagem por dia.

As duas primeiras reportagens da série serão sobre a evolução dos veículos convencionais a combustão a partir da virada de 2010. As três seguintes abordarão a promessa dos carros híbridos, elétricos e com célula de combustível a hidrogênio. A sexta tratará dos carros autônomos ou autoguiados do futuro.

Fechando a série, nos dois últimos artigos especialistas analisam o estágio tecnológico em que se encontra o Brasil e o que podemos esperar em inovações com a chegada do novo regime automotivo brasileiro. Em todas as reportagens, o objetivo é tentar traçar um panorama do que poderemos ver pelas ruas nos próximos anos, até 2020.

Este texto foi publicado originalmente no Carsale.