Philip Guys, vice-presidente da AAM, explica que o EcoTrac desconecta o módulo de tração traseira dos veículos equipados com AWD em certas condições. “Temos, assim, os benefícios de um sistema de tração nas quatro rodas associado à possibilidade da tração simples com menor consumo de combustível e redução de emissões”, afirma.
O executivo observa que um sistema de tração integral constante implica redução de 0,43 a 1,28 quilômetro percorrido para cada litro de combustível utilizado. “O que inventamos é uma solução para desconectar alguns mecanismos e usar só a tração 4×2 com vantagem quando for conveniente”, esclarece. O EcoTrac pode ser comandado pelo motorista ou acionado automaticamente em situações de baixa temperatura, chuva ou mudança de inclinação que exijam transmissão 4×4.
NO BRASIL
“O sistema é uma novidade e está disponível no portfólio da companhia para produção no Brasil se potenciais clientes, como Audi, BMW, Land Rover, Hyundai e Mercedes-Benz, fabricantes de SUVs, decidirem localizar esse tipo de tecnologia”, revela Roberto Koeche, gerente sênior de vendas da AAM América do Sul.