|
|||||||||||||||||||||||||||
Redação AB, com informações da Agência Brasil
O fornecimento de gasolina, álcool e diesel na capital paulista será normalizado até a terça-feira, 13. A previsão é do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom).
Segundo o presidente da entidade, Alísio Vaz, a distribuição ocorre sem problemas desde a madrugada da quinta-feira, 8, com o encerramento da paralisação dos caminhoneiros, iniciada na segunda-feira, 5, em protesto contra a proibição de circular pela Marginal Tietê e outras vias importantes da cidade nos horários de maior movimento de tráfego.
A paralisação causou falta de combustível na cidade. Alguns postos aproveitaram a escassez do produto para aumentar os preços. Em operação para coibir os abusos, as polícias Civil e Militar prenderam nove gerentes de postos por crime contra a economia popular.
PROTESTO
O presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP), Norival Almeida Silva, informou em comunicado que 23 entidades de caminhoneiros estão preparando protesto contra “as restrições exageradas e outros desmandos que afetam o transportador autônomo nas grandes cidades”.
Para ele, a estratégia dos caminhoneiros de São Paulo deu certo. “Nossa estratégia foi parar, principalmente, o segmento de transporte de combustível durante três dias. Assim, o desabastecimento do produto viria de imediato, chamando a atenção do município de São Paulo, além de alertar as autoridades das demais cidades que estão adotando a restrição desmedida a caminhões, como a região do ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, na região metropolitana de São Paulo) e Osasco”.