“A manufatura está ficando cada vez mais digital. No Brasil precisamos desenvolver uma base de talentos com habilidades tradicionais de automação robótica, bem como a capacidade de trabalhar com tecnologias digitais avançadas e inteligência artificial”, destacou Julio Roggero, head da divisão Robotics and Motion da companhia no Brasil, em comunicado.
O Centro de Treinamento atende a profissionais de diversas indústrias, incluindo a de papel e celulose, alimentos e bebidas e, principalmente, automotiva. Segundo a ABB, o empreendimento oferece cursos que combinam teoria e prática e vão desde os mais básicos, de introdução à robótica, até tecnologias digitais mais avançadas, como simulação virtual. Com o investimento serão oferecidos treinamentos em soluções de automação colaborativa em que humanos e robôs trabalham juntos. A fabricante aponta que este sistema eleva a flexibilidade das indústrias, facilitando a entrega da cada vez mais necessária customização em massa.
O aporte, segundo a ABB, vai financiar a reforma e expansão das instalações do centro, com a criação de um novo espaço para colaboração e networking entre os alunos. Além disso, permitirá a instalação de novos robôs e equipamentos.
|
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA |
O setor automotivo é o maior mercado local da ABB. A empresa calcula que o segmento seja o que mais demanda robôs no País, com participação de 70% no segmento. Segundo a companhia, há grande potencial para a expansão da automação industrial no Brasil. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), apontam que menos de 5% dos negócios locais se enquadram no conceito de indústria 4.0.