
No comparativo mensal, na passagem de abril para maio, houve retração de 6,8%, enquanto que sobre maio de 2013, a queda chegou a dois dígitos, de 23,4%.
“O mercado não reagiu como esperávamos e essa tendência não deverá mudar em junho, mês que certamente será impactado pelo feriado de Corpus Christi e pelos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo”, afirma em nota Marcel Visconde, presidente da entidade.
Segundo o executivo, a confiança do consumidor tem sido o principal termômetro. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 3,3% em maio na comparação com abril, atingindo o menor nível desde abril de 2009.
“A tendência de queda que o setor tem registrado demonstra que os consumidores estão menos confiantes e ponderando suas compras. Evitamos potencializar o pessimismo, mas não podemos desconsiderar fatos e dados concretos do desempenho da economia. As pesquisas e as análises estão totalmente compatíveis com a tendência de queda que temos registrado e esse é um sinal importante não apenas para as importadoras como também para a cadeia automotiva como um todo”, avalia.
A Abeifa sustenta a perspectiva de que haverá melhora das vendas após o torneio esportivo, que movimentará o país nos próximos 35 dias. A reação do mercado será apoiada por lançamentos já programados pelas associadas neste ano: “Temos, também, o incentivo do Salão do Automóvel, realizado no segundo semestre, o evento sempre movimenta o setor, pois além dos lançamentos as empresas preparam diversas ações de marketing”, enfatiza Visconde.