
O vencedor foi o Polo 1.6 Bluemotion. Entre as motos foi escolhida a Honda Titan CG 150 Mix.
Ao contrário das outras categorias do Prêmio, nas quais os jornalistas experimentam os carros na pista, o destaque em Mobilidade Sustentável foi definido segundo critérios técnicos, que não podem ser testados na pista. A base de dados utilizada é a divulgada pela Anfavea e inclui os dados de homologação do veículo junto ao IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Concorreram veículos leves do ciclo Otto (flex e gasolina) que permitem a utilização de até 100% de etanol; apresentam baixa emissão de gás carbônico (CO2), de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (NMHC) e óxidos de nitrogênio (NOx); têm baixo consumo de combustível e apresentam inovações tecnológicas que tornam o veículo mais sustentável ambientalmente.
“Adotamos como critério inicial a seleção dos veículos que apresentam a menor emissão de CO2 dentre todos que fazem parte da base de dados, quando abastecidos com gasolina. Não se considerou a emissão de CO2 com o uso do etanol, pois o dióxido de carbono gerado na produção e uso do etanol é neutralizado pelo plantio da cana-de-açúcar” — explicou Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da Unica.
Posteriormente foi feita a avaliação das emissões dos poluentes regulamentados pelo Conama (CO, NMHC e NOx), do consumo de combustível medido segundo a norma NBR 7024 e das inovações tecnológicas focadas na sustentabilidade.
Stock Car
A Unica levou ao campo de provas da Goodyear o motor a etanol que será utilizado a partir de 2010 pelos carros da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro. Klever Kolberg esteve no box da entidade. O piloto participará do Dakar em 2010, considerado o maior rally do mundo, inaugurando a categoria dos carros movidos a etanol.