logo

none

Abimaq prevê avanço de 50% nas vendas de máquinas

Previsão positiva para o segundo semestre é devido às alterações nas taxas do Finame, que devem beneficiar produtores agrícolas e aquecer o mercado interno
Author image

cria

28 ago 2009

2 minutos de leitura

As novas condições do Finame – Financiamento para Máquinas e Equipamentos para o Programa de Sustentação do Investimento do BNDES podem estimular as vendas no setor neste segundo semestre.

Depois de uma queda de 37,8% nas vendas de máquinas e implementos agrícolas entre janeiro e junho de 2009, se comparado ao mesmo período do ano passado, a Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos havia pedido condições especiais ao governo federal para aquecer o mercado.

A ação, que baixou juros, melhorou prazos de pagamento e inclui carência, pode aumentar em 50% a comercialização de máquinas no setor. “É uma oportunidade para o produtor rural mecanizar e modernizar a propriedade e se preparar para uma recuperação econômica a partir de 2010”, afirma o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Celso Casale.

A entidade assegura que o otimismo não é à toa. Os juros para o financiamento de máquinas e implementos agrícolas para produtores de pequeno, médio e grande porte terão taxa de juros de 4,5% ao ano e prazo para pagamento de 10 anos, incluindo dois de carência.

“Essas facilidades no financiamento devem impulsionar as vendas no setor”, comemora Casale.

As novas condições permanecem em vigor até o final de dezembro.

Em junho, o setor de máquinas e implementos agrícolas faturou quase R$ 541 mil. Foi registrada uma alta de 0,3% no emprego em relação a maio. O setor fechou o mês de junho com 41.091 vagas preenchidas.