logo

Abla

Abla também espera medidas de incentivo do governo

O setor de locação de veículos, representado pela Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (Abla), também está na fila do aguardo de medidas de incentivo por parte do governo para alavancar as vendas de veículos por suas associadas. A entidade é um dos membros do Conselho de Competitividade Automotiva, grupo de discussões para o setor automobilístico dentro do Plano Brasil Maior. O presidente da associação, Paulo Gaba Jr., informou que a Abla protocolou algumas sugestões de medidas desejáveis, como o direcionamento de crédito com condições especiais para o setor.
Author image

Redação AB

23 mai 2012

1 minutos de leitura

“O governo adota medidas que beneficiam o mercado varejista, o que é muito positivo, mas não olha para setores importantes, como o de locação, que é responsável por consumir 10% da produção nacional de veículos”, disse Gaba durante a divulgação dos resultados do setor nesta quarta-feira, 23, em São Paulo (leia aqui).

O executivo também cobrou incentivos para escoar o volume elevado de carros usados, vendidos pelas próprias locadoras após alguns meses de uso. Em média, esse período não ultrapassa quinze meses. “Com a redução do IPI para o carro novo, o preço do usado se deprecia de forma profunda e perde competitividade num mercado que supervaloriza o zero-quilômetro.”

Para os usados, Gaba sugeriu aumento de prazo de financiamento e redução do valor de entrada. Apesar das sugestões, ele disse que não há prazo para uma manifestação positiva por parte do Ministério da Fazenda. “Com o cenário atual, a tendência é de crescimento em ritmo menor, mas nosso desempenho em 2012 dependerá diretamente dessas medidas”, concluiu.