logo

none

ABS e ESP, temas no colloquium da SAE em Gramado

Termina hoje, 8, em Gramado, RS, o 9º Colloquium Internacional de Freios, promovido pela SAE Brasil.
Author image

cria

08 mai 2009

1 minutos de leitura

O evento, já tradicional, acontece no Serrano Resort e traz também uma mostra de engenharia, na qual estão presentes 43 empresas, entre as quais a SKF, com o inovador rolamento E2, de alto desempenho.

Geraldo Gardinalli, gerente de engenharia de aplicação da divisão Chassis Systems Control da Bosch, apresentou o ESP, um sistema moderno de segurança ativa, que chegou à oitava geração. O conjunto incorpora, além das funções do ABS, os benefícios do controle de tração para garantir aceleração estável e sem deslizamento das rodas.

“O sistema freia as rodas individualmente e gerencia a potência do motor de acordo com a necessidade”, explica Gardinalli, lembrando que o Parlamento Europeu aprovou a obrigatoriedade do ESP, que fará parte de todos os novos projetos de veículos feitos pela Comunidade Européia a partir de novembro de 2011 e deverá equipar os novos veículos produzidos a partir de 2014. O governo americano também adotou a obrigatoriedade do ESP para todos os novos veículos que forem produzidos nos EUA a partir de 2011.

No Brasil o ESP ainda é pouco difundido, mas o país deu um passo importante para o aumento da segurança veicular: no mês passado o Contran determinou que o ABS deverá ser obrigatório para todos os veículos novos produzidos a partir de janeiro de 2014, com introdução gradual a partir de janeiro de 2010.