
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) afirmou que R$ 160 milhões estão sendo investidos na infraestrutura de pontos de recarga para carros elétricos.
VEJA MAIS:– Para ABVE, consumidor pagará a conta caso haja mudança de regras para veículos eletrificados– Acelerar ou frear? Indústria automotiva enfrenta dilemas em meio à transição tecnológica
O número foi apresentado durante a divulgação dos resultados do 1º Anuário da Cadeia da Eletromobilidade da ABVE no Brasil, que aconteceu no E-Mob – Salão da Mobilidade Verde, em São Paulo (SP).
O levantamento envolveu 110 empresas e os dados foram coletados entre dezembro de 2023 e março de 2024.
De acordo com a associação, atualmente existem mais de 10.600 pontos de recarga instalados pelo território brasileiro – a ABVE afirma que, em agosto de 2020, esse número era de 350 unidades.
Promessa é de investir na eletromobilidade
Entre as empresas consultadas pela ABVE, 87% planejam investir em eletromobilidade no país até 2027.
Com isso, a expectativa é de “triplicar essa rede de infraestrutura e expandir ainda mais as linhas produtivas voltadas a tecnologias limpas – o que inclui a fabricação no país de veículos híbridos e elétricos, baterias e outros componentes”.
A pesquisa afirma ainda que 80% das empresas entrevistadas prometem aumentar a geração de empregos diretos e indiretos nos próximos três anos.
