logo

Acea

Acea: vendas na Europa caem em ritmo mais rápido

O mercado europeu de automóveis encolheu no ritmo mais rápido dos últimos 12 meses em setembro, deixando quase todas as principais marcas registrando quedas de dois dígitos em um mercado que tem sofrido com medidas de austeridade de governos e famílias. Os licenciamentos de automóveis novos da União Europeia caíram 10,8% no mês passado para 1,1 milhão de veículos, segundo dados divulgados na terça-feira, 16, pela Acea, associação que representa a indústria europeia de veículos.
Author image

Redação AB

16 out 2012

1 minutos de leitura

P_noticia_15352.jpg

No período acumulado de janeiro a setembro, a região apurou queda de 7,6% nas vendas na comparação com igual período do ano passado, para 9,3 milhões de unidades. A crise da dívida na Zona do Euro atingiu fortemente as montadoras e fez com que os consumidores, preocupados com os empregos e com as medidas de austeridade, adiassem a compra de carros novos. As principais quedas foram registradas na Grécia, Portugal e Itália.

Os números da entidade mostraram ainda que o Grupo Volkswagen, líder de mercado na região, foi o que apresentou menor queda das vendas no acumulado, de 1,3% sobre o período janeiro-setembro de 2011, para 2,3 milhões. Já as marcas francesas dos grupos PSA Peugeot Citroën e Renault tiveram os piores resultados entre as marcas europeias: retração de 13% e 17,7%, respectivamente. Todas as demais marcas tiveram queda nas vendas, exceto as as coreanas Hyundai e Kia, com crescimento de 9,3% e 20%, e Jaguar e Land Rover, que viram suas vendas aumentarem 31% nos nove meses do ano.