logo

Acionistas da Toyota rejeitam resolução climática e apoiam conselho

Montadora se tornou alvo nos últimos anos de ativistas e investidores verdes que criticam a sua estratégia para eletrificação
Author image

Redação AB

19 jun 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Os acionistas da Toyota rejeitaram, em votação realizada na sede mantida em Tóquio (Japão), na última semana, uma resolução dos investidores da companhia pedindo uma divulgação mais clara das metas climáticas da montadora que envolva uma oferta de veículos elétricos.

A Toyota se tornou um alvo nos últimos anos de ativistas e investidores verdes que afirmam que a montadora tem demorado muito para lançar veículos elétricos.


VEJA MAIS:
– CEO da Toyota prioriza veículos elétricos em nova estratégia
– Os cinco desafios de Koji Sato, o novo CEO da Toyota


A Toyota defende que os veículos elétricos são apenas um elemento em sua abordagem de múltiplos caminhos para a neutralidade do carbono, que inclui também híbridos gasolina-elétricos e células de combustível de hidrogênio.

Sob sua ótica, a abordagem é mais eficaz para reduzir as emissões de carbono e mais prática porque as necessidades do consumidor, a infraestrutura de carregamento e o fornecimento de energia limpa diferem de país para país.

Vale ressaltar que a posição da montadora sobre o tema difere daquele adotado por outras concorrentes, que há algum tempo concentram seus investimentos em veículos elétricos puros, como General Motors e Ford.

A resolução climática foi apresentada pelo fundo de pensão dinamarquês AkademikerPension e dois outros gestores de ativos europeus. O documento procurou fazer com que a Toyota divulgasse mais detalhes sobre suas atividades relacionadas às mudanças climáticas.

Esperava-se um veto da resolução, depois que o conselho da Toyota recomendou que os acionistas votassem contra ele. A administração da montadora normalmente conta com forte apoio dos acionistas, que incluem algumas das empresas do grupo e fornecedores.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


De qualquer forma, a proposta aguçou o foco na estratégia e governança de veículos elétricos da montadora antes da reunião, a primeira sob o comando do novo CEO Koji Sato, o “Super Sato”.

“Acredito que hoje a Toyota pode administrar seus negócios com uma sensação de velocidade”, disse Sato aos acionistas durante a reunião, segundo a agência Reuters.

A reunião de acionistas ocorreu apenas um dia depois que a montadora que mais vende carros no mundo revelou um roteiro ambicioso para veículos elétricos envolvendo baterias de estado sólido e mudanças radicais na produção.