
|
|||||||||||||||||||||||||||
Redação AB
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), entregou na última segunda-feira, 13, o Prêmio AEA de Meio Ambiente, que reconhece iniciativas em diversas áreas. Os troféus foram entregues durante o jantar anual da entidade, que reuniu cerca de 260 pessoas.
Os trabalhos inscritos foram avaliados por um júri formado por representantes de órgãos governamentais, associações de classe, imprensa, universidades e pela diretoria técnica da entidade.
Confira os vencedores do Prêmio AEA de Meio Ambiente 2011:
Responsabilidade Ambiental
Renault do Brasil
“Destilador de Silventes”, de Valdeni Lopes, Leandro Wiemes e Grazielle Coutinho.
Responsabilidade Social
Comau do Brasil
“Inclusão eficiente”, de Tarcísia Martins Ramalho.
Tecnologias Otto
Schaeffler Brasil
“Dupla embreagem seca: contribuir com o meio ambiente mantendo o conforto e a esportividade”, de Claudio Fernandes de Castro.
Tecnologias Diesel
Mahle
“Novas tecnologias de anel e camisa para reduzir consumo de combustível em motores pesados a diesel”, de Davi Antonio da Silva, Samantha Uehara e André Ferrarese.
Imprensa
Auto Esporte
“Plantação de carro”, de Hairton Ponciano Voz.
Acadêmico
Poli-USP
“Solução para perda de grãos no transporte rodoviário: sistema de enlonamento automatizado”, de Stergios Pericles Tsiloufas, Sérgio de Paula Pellegrini, Cesar Monzu Freire, Renato Ramirez Viana Neves e Paulo Carlos Kaminski.
Menções honrosas
Responsabilidade Ambiental
-Fiat Automóveis
“Aterro Zero”, de Victor Francisco Ambrosi, Cristiano Augusto Felix e Rodrigo Miarelli de Oliveira;
-Toyota do Brasil
“Gestão eficaz e sustentável de resíduos”, de André Luis Sakaguchi Hirose.
Responsabilidade Social
-Wabco do Brasil
“Projeto de Olho no Óleo”, de Miller Felix Teixeira e Flávia Levantezi Polo;
-Goodyear Brasil
“Programa de saúde Goodyear”, de autoria de Gabriela Lemos.
Tecnologias Otto
-Schaeffler Brasil
“Volante bimassa pendular: viabilizando novas fronteiras para motores high-torque através de novo conceito de amortecedortorcional”, de Claudio Fernandes de Castro;
Continental Brasil
“Sensor de etanol verde para controlar emissões de poluentes”, de Anderson Citron.
Tecnologias Diesel
-MAN Latin America/COPPE/UFRJ
“Ônibus urbano Diesel/gás (EURO V) – uma oportunidade para o transporte coletivo”, de Gian Gomes Marques e Marcio de Almeida D’Agosto;
-Delphi
“Tecnologia Diesel-Etanol”, de Orlando Volpato Filho e Vicente Alves Pimenta Junior.
Imprensa
-Volvo Brasil
“Seminário Volvo de Meio Ambiente 2010”, de Solange Fusco, Newton Chagas e Alexandre Parker;
-Coluna Alta Roda
“Tamanho certo”, de Fernando Calmon.