logo

AEA

AEA: pouca festa e muito trabalho

Redação AB
Author image

cria

27 jan 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_9187.gif

Pouca festa, muito trabalho. Foi o que propôs Franco Ciranni aos seus colegas que tomaram posse na diretoria da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva nesta quarta-feira, 26, em solenidade no auditório da administração da Escola Politécnica da USP, em São Paulo.

O novo presidente terá como companheiros para o biênio 2011-2012 Antonio Megale, vice-presidente, e 34 diretores que atuam em montadoras, autopeças, empresas de combustíveis, universidades, associações de classe, governo e serviços. Os três diretores-coordenadores para áreas técnica, gerencial e institucional são Nilton Monteiro (Abeiva), Henry Joseph Jr. (Volkswagen) e Antonio Megale (Volkswagen).

“O desafio será de implantar um novo modelo de gestão e uma estrutura de funcionamento ainda mais técnica e profissional para atender às demandas do setor automotivo brasileiro, que projeta 6 milhões de unidades produzidas/ano em 2015”, disse Ciranni, que é superintendente da FPT – Powertrain Technologies, fabricante de motores do grupo Fiat.

Na avaliação do executivo, o Brasil está muito próximo de se consolidar entre os quatro pólos produtivos de automóveis mais importantes do mundo nesta década. “Por esta razão, não podemos deixar de fazer história. Assim, temas como emissões, combustíveis, inovação tecnológica, manufatura, design, inspeção técnica veicular, formação de mão de obra especializada já são fatores determinantes para o futuro da indústria automotiva brasileira”, argumenta.

“Em princípio, as atividades das comissões técnicas, eventos, cursos e publicações técnicas serão interligadas e servirão como uma sólida base para o planejamento estratégico do biênio 2011/2012, que será divulgado após a conclusão do trabalho de diagnóstico da entidade, a ser desenvolvido pela consultora Letícia Costa, da Prada, em março próximo”, finaliza Ciranni.

Conselho

Luis Chain Faraj, Cummins
Luiz Antonio Bragatto, Marplan
Marcio Beraldo Veloso, Ibama
Oduvaldo Vendrametto, UNIP
Paulo Roberto Leite, CLRB
Renato Linke, Cetesb
Vicente Alves Pimenta, Delphi

Diretoria Executiva

Franco Ciranni – Presidente, FPT
Antônio Megale – Vice-Presidente, Volkswagen
Alexandre Benedito Novaes
Alfred Swarc, Unica
Alfredo Castelli,Magneti Marelli
Ali El Hage, Sindipeças
Antonio Calcagnotto, Renault/Nissan
Edson Orikassa, Toyota
Eduardo Roma Burgos, Ford
Fernando de Campos, Behr
Francisco Nigro, USP
Frederico Kremer, Petrobrás
Gianpiero Lubrano, CNH
João Irineu Medeiros, FPT
José Edison Parro, consultor
Henry Joseph Jr, Volkswagen
Letícia Costa, Prada Assessoria
Lucio Bicalho, Iveco
Luis Afonso Pasquotto, Cummins
Luiz Antonio Bragatto, Marplan
Marco Saltini, Volkswagen
Marcos Clemente, Mahle
Marcus Vinicius Aguiar, Fiat Automóveis
Mario Luz Teixeira, Mercedes-Benz
Mario Massagardi, Bosch
Milton Fratta, GM
Nilton Monteiro, Abeiva
Paulo Cardamone, IHS
Renato Romio, Mauá
Rogério Rezende, Scania
Ronaldo Salvagni, USP
Sérgio Viscardi, Ipiranga
Sidney Oliveira, Bosch
Simone Hashizume, Promax Bardal
Romeu Daroda, Inmetro
Wagner Fonseca, Netz

Homenagem

Durante o evento de apresentação dos novos conselheiros e diretoria executiva, foi prestada homenagem a Aldebert de Queiroz, 92 anos, um dos precursores do desenvolvimento do setor automotivo brasileiro. Sua carreira começou em 1945, como oficial do Exército. Em 1947, ingressou na Escola Técnica do Exército – atual Instituto Militar de Engenharia – localizada no Rio de Janeiro, onde cursou engenharia do automóvel. Em 1951, formou-se engenheiro industrial e de automóvel.

Em 1955 Aldebert foi convidado a ministrar e chefiar o Curso de Engenharia Automóvel, da Escola Técnica do Exército, para aproximar os oficiais das realidades dessas corporações.

Em outro momento da história do setor automotivo brasileiro, Aldebert de Queiroz acompanhou em 1975 a criação do Proálcool (Programa Nacional do Álcool), que visou intensificar e regularizar a adição de álcool anidro à gasolina.

<foto: franco=”” ciranni,=”” novo=”” presidente=”” da=”” aea<=”” i=””>
</foto:>