logo

Aena se torna maior operadora de terminais aéreos do Brasil

Além de Congonhas, empresa assinou contrato de concessão de bloco composto por 11 aeroportos
Author image

Redação AB

29 mar 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A espanhola Aena assinou contrato de concessão de bloco composto por 11 aeroportos, incluindo o de Congonhas (SP), nesta terça, 28. Com isso, a empresa se torna a maior operadora de terminais aéreos do Brasil. Em agosto do ano passado, a companhia havia arrematado por R$ 2,4 bilhões os equipamentos de infraestrutura, em leilão da B3.

Assim que forem efetivados pagamentos da outorga, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dará início à transição da gestão dos aeroportos. Além de Congonhas, a Aena passará a administrar Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã (MS); Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira (PA); e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG).


– Faça sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


A Aena deverá apresentar planos operacionais, de treinamento de pessoal e comunicação com a comunidade aeroportuária. Tudo isso deve ser entregue em até 40 dias após o início do processo. A Anac tem o mesmo prazo para analisar todas as estratégias apresentadas. Com tudo aprovado, os novos gestores passam a trabalhar em conjunto com os gestores atuais da Infraero, em um período de operação assistida.

Em um primeiro momento, a concessionária de origem espanhola passa administrar os aeroportos com circulação inferior a um milhão de passageiros por ano. Na sequência, inicia a gestão dos terminais com mais de um milhão de embarques e desembarques, como é o caso de Congonhas. Segundo comunicado, a Aena deve operar todo o bloco já no terceiro trimestre deste ano.
Maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, a Aena já administra, desde 2020, a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. A empresa é ainda responsável pela gestão de 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha, além de controlar 51% do terminal de Londres-Luton, na Inglaterra. A Aena também opera terminais no México, na Colômbia e na Jamaica.