
A fabricante de máquinas agrícolas AGCO, responsável pelas marcas Fendt, GSI, Massey Ferguson Valtra e Precision Planting, suspendeu por ao menos dez dias parte de sua produção nacional a partir de 1º de abril. A medida decorre da pandemia de Covid-19, causada pelo coronavírus.
A AGCO seguiu o mesmo caminho adotado por outras companhias do segmento. Segundo a empresa, a paralisação tem como motivos a preservação dos trabalhadores e também o desabastecimento de componentes. A fabricante opera em três unidades no Rio Grande do Sul. Produz tratores em Canoas, colheitadeiras em Santa Rosa e plantadeiras em Ibirubá.
Em Mogi das Cruzes (SP), a parada começa no dia 6 de abril. Ali são feitos tratores, pulverizadores, motores, geradores e colhedoras de cana de açúcar. A unidade abriga também o laboratório de controle de emissões. Marau e Passo Fundo (outras no Rio Grande do Sul) são voltadas a equipamentos de estocagem de grãos e proteína animal.
As atividades do centro de distribuição de peças (Jundiaí, SP) estão mantidas e, segundo a AGCO, a rede de concessionárias adotou medidas de precaução para manter o atendimento aos produtores rurais.