
“Hoje em dia, o mercado exige um padrão de qualidade internacional e a elevação constante na competitividade em diversos aspectos, como preço, prazo de entrega e resposta às necessidades dos clientes rapidamente”, explica Edson Martins, diretor de suprimentos da Agrale.
Ministrado em parceria com o Sebrae e a consultoria Qualimax, o programa oferece treinamentos de gestão de processos e indicadores; impacto normativo; planejamento avançado da qualidade do produto; metodologia para análise e solução de problemas; análise dos modos e efeitos das falhas potenciais; processo de aprovação de peça de produção; controle estatístico de processo; e estudo do sistema de medição.
A primeira turma contou com a participação de cerca de 100 profissionais de 12 empresas. “Os benefícios do programa foram significativos e, na média, houve a redução de cerca de 20% no índice de PPM (Partes Por Milhão) e aumento de 50% na aprovação de amostra desses fornecedores”, analisa Martins. O executivo informa que está sendo elaborado um segundo módulo para o programa, dirigido a empresas que já cursaram o primeiro ou a fornecedores maiores, com o objetivo de auxiliar na melhoria contínua da gestão empresarial.