logo

none

Agrishow atrai a atenção de pequenos pecuaristas

Sem a presença dos grandes fabricantes de tratores, que investiram pesado nas edições passadas, a Agrishow deste ano, em Ribeirão Preto, buscou a atenção de pequenos e médios pecuaristas. A exposição termina sábado, 2 de maio.
Author image

cria

02 mai 2009

2 minutos de leitura

As três pequenas empresas fabricantes de tratores que decidiram aderir à Agrishow se surpreenderam com os resultados de negócios na feira. As gaúchas Tramontini e Green Horse e a italiana Landini (os tratores são fabricados pela Montana no Paraná), esperavam juntas vender mil tratores.

Estão na exposição novidades para o manejo de animais, demonstrações de fecundação in vitro e até palestras sobre laticínios.

A Etscheid lançou uma máquina de processamento de leite dentro da fazenda, direcionada para associações, cooperativas e pequenos produtores de gado de leite. Já a Jersey, empresa de propriedade certificada que pratica a venda de tourinhos e novilhas, em parceria com a Via Verde, levou à feira consultores de gado de leite para orientar agropecuaristas.

Outra atração para o visitante é o estande da empresa júnior dos alunos de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo, que preparou uma maquete de granja de suínos autossustentável. O projeto, desenvolvido pelos alunos, pretende gerar energia e fertilizante para a propriedade e reduzir custo de produção.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural organizou carvanas de diversas cidades do interior paulista para atender o programa Jovem Aprendiz Rural e levar cerca de quatro mil aprendizes à Agrishow.

Uma das atrações foi o avião Ipanema para pulverização, movido a álcool, produzido pela Embraer. Segundo Fábio Carretto, gerente comercial do fabricante, a aeronave é ecologicamente correta, consegue realizar a aplicação de defensivos após chuvas e possui uma aplicação mais uniforme. “Desde 2005 esse modelo representa 75% das nossas vendas”, ressaltou. A versão básica custa R$ 642 mil.

Tendências

A Agrishow antecipa as tendências do que o consumidor terá em sua mesa nos próximos anos. Durante a feira os visitantes conheceram diversas inovações relacionadas à produção de alimentos.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lançou a primeira banana a receber o certificado de proteção no Brasil. A BRS Conquista, variedade com identificação intermediária aos dois grandes grupos de bananas (nanica e prata), tem atraído a atenção dos produtores e visitantes, pois o fruto tem sabor equilibrado entre açúcares e ácidos e é agradável ao paladar e olfato.

O Instituto Agronômico de Campinas, que conta hoje com 14 centros de pesquisa e apoio e 196 pesquisadores, é considerado um celeiro de inovações em produção de novas qualidades de sementes e culturas. Entre as novidades apresentadas pelo instituto estão variedades de feijão mais resistente a doenças, o que permite uma redução do uso de defensivos agrícolas.

Saiba mais em www.agrishow.com.br.