logo

agência espacial brasileira

Alcântara Cyclone Space terá obras este ano

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

10 set 2010

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Carolina Pimentel, Agência Brasil

As obras para a construção do sítio de lançamento de foguetes e satélites da empresa binacional Brasil-Ucrânia, Alcântara Cyclone Space (ACS), na cidade maranhense de Alcântara, devem começar ainda em 2010.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e os diretores da ACS, Roberto Amaral e Oleksandr Serdyuk, estiveram na quinta-feira, 9, em Alcântara para lançar a pedra fundamental das obras.

De acordo com a empresa, o primeiro passo é a retirada da vegetação do terreno de aproximadamente 500 hectares, autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Aeronáutica alugou à empresa a área no Centro de Lançamento de Alcântara. No sítio, a ACS poderá lançar seus foguetes. A previsão é que o primeiro lançamento do Cyclone-4 ocorra em fevereiro de 2012.

O complexo espacial da ACS será formado por prédios onde os satélites serão testados e acoplados ao foguete e por um outro local composto pela torre de lançamento, de acordo com informações publicadas na página da ACS.

Como parte da infraestrutura, a empresa binacional contará com uma torre móvel, de 34 metros de altura, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), plataforma capaz de abrigar um Veículo Lançador de Satélite (VLS). A torre deve ficar pronta em dezembro deste ano e permitirá que a operação do foguete seja feita remotamente.

A sala de controle do centro passou por um processo de modernização, iniciado em 2009, para atender à demanda da binacional, de acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A sala fornece uma série de dados, como informações meteorológicas, aos operadores da missão.