
A importação de veículos chineses na Alemanha aumentou consideravelmente em 2023, mostra estudo do Instituto Econômico Alemão (IW). O volume importado no primeiro semestre foi 75% maior do que aquele visto em igual período no ano passado.
LEIA MAIS:– China acusa União Europeia de protecionista em caso dos veículos elétricos baratos– Vendas globais de carros elétricos passaram de R$ 5 trilhões em 2022
O quadro mostra que há pressão sobre a indústria automotiva local. Segundo o levantamento, as exportações de veículos made in Alemanha para a China caiu 21% no mesmo período.
Oito marcas chinesas atuam no mercado alemão, representando 1,5% das vendas realizadas no país entre janeiro e junho de 2023.
“Há anos que as fabricantes alemãs têm deslocado cada vez mais a produção para a China. Até mesmo as marcas premium, anteriormente mais resistentes a esse movimento”, informa o relatório.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
A Alemanha tem sido por vezes vista como um elo fraco nas tentativas ocidentais de dissociação da China, dados os fortes laços comerciais de Berlim com a superpotência asiática.