logo

alemanha

Alemanha pode não cumprir meta de carros elétricos

A meta alemã de ter um milhão de carros elétricos em circulação até 2020 pode não ser alcançada. O preço alto das baterias de íons de lítio, a baixa autonomia dos automóveis e a dificuldade para ampliar a infraestrutura de abastecimento são os principais obstáculos.
Author image

Redação AB

21 jun 2012

1 minutos de leitura

G_noticia_14345.jpg

Especialistas de montadoras, cientistas e políticos acreditam que o país não deve ter mais de 600 mil veículos elétricos até o fim da década se não ampliar a oferta de incentivos para o segmento. O ministro da economia, Philipp Roesler, disse que o governo planeja um incentivo à pesquisa de tecnologias para carros zero emissão. Outro plano é garantir 10 anos de isenção de imposto sobre propriedade de veículos, que equivale ao IPVA brasileiro, para os clientes que comprarem modelos mais ecológicos até o fim de 2015.

Roesler destaca, no entanto, que as empresas são responsáveis pela oferta de automóveis com a tecnologia e também pela rede de abastecimento. Duas companhias alemãs preparam lançamentos para o ano que vem. A Volkswagen começará a vender a versão elétrica do compacto Up! e a BMW vai levar ao mercado o hatchback i3.