logo

carro

Aliança Renault Nissan ganha mercado no Brasil

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Giovanna Riato

02 mar 2012

3 minutos de leitura

G_noticia_13256.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Giovanna Riato, AB

A aliança Renault Nissan quer continuar em 2012 o ritmo acelerado de crescimento do ano passado. A Nissan comercializou 15,9 mil carros no Brasil entre janeiro e fevereiro, garantiu participação de 3,2% e ganhou uma posição no ranking de vendas, passando para o 6º lugar. Com isso, a marca japonesa ficou atrás apenas das quatro grandes (Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford) e da parceira francesa Renault.

No mesmo período do ano passado a montadora estava na 12ª colocação em vendas, com 7,5 mil licenciamentos, volume 111,9% inferior. O crescimento da marca no mercado nacional tomou fôlego com a estratégia de comunicação mais agressiva, marcada por propagandas que alfinetam a concorrência.

Outro impulso foi o lançamento de modelos de entrada, como o March, que começou a ser vendido em outubro. A demanda pelo automóvel já é maior do que a estimada pela companhia, que apostava em ritmo inicial de 2 mil carros por mês. Os emplacamentos do compacto somaram 5,2 mil unidades no primeiro bimestre do ano. Já o desempenho do Versa, outro modelo recém-chegado ao mercado, ficou abaixo da expectativa. A companhia esperava ritmo de 1,8 mil a 2 mil veículos por mês mas comercializou 2,7 mil unidades entre janeiro e fevereiro.


RENAULT CONSOLIDA POSIÇÃO

A Renault, segundo membro da aliança, continuou como a 5ª marca que mais vende no Brasil nos primeiros dois meses deste ano. O market share, no entanto, teve avanço significativo de 1 ponto porcentual, para 6,7%. Assim, a montadora francesa chega mais perto da Ford, quarta maior em vendas com 9,1% do mercado. De janeiro a fevereiro os emplacamentos da Renault somaram 32,7 mil carros, com elevação de 35,8% sobre o mesmo intervalo de 2011.

A empresa estimulou o movimento nas concessionárias com promoções para os modelos de entrada. No primeiro bimestre a montadora vendeu 4,4 mil unidades do Logan, 4,6 mil do Clio e 11,8 mil do Sandero. O utilitário Duster, lançado em outubro, também colaborou para o bom resultado. Com pouco mais de 4 mil unidades comercializadas nos primeiros dois meses do ano, o modelo já é o segundo colocado no ranking da categoria, atrás apenas do líder EcoSport. O veterano teve desempenho 10% melhor, com 4,4 mil licenciamentos.