
Na nota, a companhia reforça seu objetivo de expandir a presença global das marcas neste segmento que segue em crescimento nos principais mercados. A nova divisão terá como vice-presidente sênior Ashwani Gupta, que desde 2014 ocupa o cargo de vice-presidente global da divisão de veículos comerciais leves da Renault. Ele se reportará diretamente ao CEO do grupo, Carlos Ghosn.
“A combinação da Renault, da Nissan e da colaboração inicial com a Mitsubishi em uma unidade de negócios de veículos comerciais leves aumentará as vendas e proporcionará maiores sinergias”, disse em nota o presidente e CEO da Aliança, Carlos Ghosn. “Com esse movimento, planejamos expandir nossa participação de mercado, acelerando nosso desempenho em mercados atuais e novos com alto potencial de crescimento, com base nos principais produtos e conhecimento de mercado de cada empresa, orientados pelas necessidades dos clientes.”
Com a nova unidade de negócios, a aliança intensificará o compartilhamento de produtos entre as marcas, como já tem sido feito por Renault e Nissan nos últimos anos. Entre os veículos que compartilham suas tecnologias estão a minivan Nissan NV300 montada sobre a mesma plataforma da também minivan Renault Trafic; a van Nissan NV400 compartilha a mesma plataforma do utilitário Renault Master, enquanto a picape média Alaskan, da Renault, terá a mesma plataforma da picape Nissan Navara.