logo

aliança

Aliança VW-Suzuki azeda ainda mais

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

18 nov 2011

3 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A disputa sobre o destino da aliança entre a Volkswagen e a Suzuki Motor Corporation está prestes a enfrentar mais de um ano de arbitragem. Segundo a Dow Jones, a montadora japonesa teria dito nesta sexta-feira, 18, que dará início aos procedimentos, a menos que a Volkswagen venda de volta sua participação de quase 20% na companhia.

Refletindo sua frustração com o lento progresso das discussões, a empresa japonesa anunciou ter encerrado sua parceria com a Volkswagen, visto que a alemã não acatou seu pedido por conversações de alto nível. Em resposta, a VW reiterou seus planos de manter a participação.

Se a Volkswagen não mudar de ideia, a Suzuki começará a arbitragem antes do tempo “em um país neutro, fora do Japão e da Alemanha”, afirmou o vice-presidente-executivo da Suzuki, Yasuhito Harayama, em entrevista coletiva. Segundo ele, a solução para a disputa pode levar entre um ano e meio e dois anos.

A montadora japonesa disse hoje que criou um esquema para comprar de volta as ações detidas pela Volkswagen, em preparação para seu plano para dissolver a parceria. Sob o esquema, a Suzuki pode comprar de volta até 112.210.000 ações próprias, ou 20% das ações em circulação, entre 21 de novembro deste ano e 16 de novembro do próximo ano.

A Suzuki disse que venderá de volta sua participação de 1,5% da montadora alemã se ela concordar em devolver suas ações. A Volkswagen comprou a participação na Suzuki em 2009 por cerca de € 1,7 bilhão, procurando se beneficiar da experiência da japonesa nos carros pequenos, enquanto a Suzuki esperava tirar proveito da tecnologia do parceiro no que na tecnologia dos motores para redução de consumo.