
Durante a safra, que começa em fevereiro, devem ser movimentados diariamente 580 vagões em Santos e 436 vagões em Alto Araguaia. “Para garantir uma produção 12% maior, o plano 2010 traz investimentos expressivos nas pontas, com maior foco na carga e descarga. Desse modo, conseguiremos aumentar a eficiência da operação como um todo”, afirma Alexandre Zanelatto, Diretor de Operações da ALL.
Pela primeira vez em sua história, a ALL comprou locomotivas novas, ao invés de importar máquinas usadas dos Estados Unidos para serem reformadas no Brasil. Produzidas na fábrica da GE, em Contagem, MG, as máquinas utilizam corrente alternada e oferecem 4.400 HP, contra 3.000 HP do modelo C30. O aumento de 86% na capacidade de tração trará vantagens operacionais como transportar com uma única locomotiva o trem de 8.000 toneladas, que segue de Alto Araguaia a Santos.
A empresa trabalha na transformação de 450 vagões HFS para aumento de capacidade de 103 para 118 toneladas brutas. Outro destaque é a aquisição de 8 mil toneladas de trilhos novos , dos quais 7 mil serão aplicados na bitola larga e o restante na via de bitola métrica.
Foto: divulgação.