
A nova fábrica deve começar a operar no início de 2011 com capacidade instalada de 300 megawatts por ano para a montagem de turbinas eólicas. São estimados R$ 50 milhões em investimentos.
Philippe Cochet, presidente da Alstom Hydro, enxerga boas possibilidades no novo projeto da empresa, que já atua nesta área em outros países. “O setor de energia no Brasil tem um grande potencial para a produção com fontes alternativas. A Alstom tem a tecnologia e os conhecimentos necessários para contribuir para o desenvolvimento do setor de energia eólica”, afirma.
Para James Correia, secretário de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, a fábrica na região vai trazer tecnologia, gerar receitas fiscais e empregos para a Bahia.
Energia do vento
Em setembro de 2009 o Brasil tinha 547 MW instalados em energia eólica, 337 MW em construção e um adicional de 382 MW em contratos para produção de turbinas – todos apoiados pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica.
Com o desenvolvimento destes projetos entre 2009 e 2010 o país terá 1.4 GW instalados. Nas condições atuais, o Brasil poderia instalar cerca de 500 MW por ano. O primeiro leilão de energia eólica, realizado no 14 de dezembro, mostrou o grande potencial do setor e vai gerar 1.8 GW. A Bahia conta com 18 dos 71 projetos aprovados, o que representa 390 MW.