logo

none

Amarok faz primeiro teste público no Dakar

35 picapes Amarok estão sendo utilizadas no Rally Dakar para dar suporte à organização e aos integrantes das equipes da Volkswagen ao longo dos nove mil quilômetros do evento.
Author image

Redação AB

08 jan 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_5603.gif

A competição teve início em Buenos Aires, na Argentina, em 1 de janeiro, e atravessa os Andes em direção a Antofagasta, na costa do Chile. O ponto final do rally será em Buenos Aires, dia 17 de janeiro.

A participação da Amarok no Dakar representa uma boa jogada de marketing da Volkswagen e também uma prova do desempenho do veículo em condições severas de operação. A picape média foi apresentada à imprensa inicialmente na Argentina, onde está sendo produzida.

A Amarok estará disponível inicialmente na versão de cabina dupla. O modelo de cabina simples chegará em 2011.

Motores TDI

Com 5,25 m de comprimento e chassis tipo escada, o veículo oferece dois motores turbodiesel (TDI). Um 2.0 de 120 kW (163 cv) e injeção common-rail com dois turbocompressores sequenciais, que disponibilizam um torque de 400 Nm a apenas 1.750 rpm. O segundo motor, que será oferecido no segundo semestre de 2010, é um TDI também de quatro cilindros com 90 kW (122 cv). Utilizando um turbocompressor de geometria variável, atinge o torque máximo de 340 Nm a partir de 2.000 rpm.

Para as duas versões de motores a Amarok conta com câmbio manual, de 6 velocidades. Na Amarok com tração integral não permanente, mesmo no modo 4×4 o TDI de 122 cv percorre 13,1 km por litro de combustível. O TDI de 163 cv faz 12,8 km por litro.

O tanque de combustível de 80 litros assegura autonomia de 1.000 km.

No Brasil a Amarok será oferecida com dois tipos de tração: integral não-permanente e tração traseira. A Amarok com tração integral não-permanente utiliza acoplamento rígido. A tração 4 x 4 é acionada por meio de um botão e o torque é dividido igualmente para os dois eixos.

Para situações mais difíceis, a picape conta com tração reduzida, que permite enfrentar subidas de 45 graus com carga total. A suspensão progressiva, com três lâminas de molas principais e duas auxiliares, garante proteção em caso de sobrecarga.

Confira mais imagens do Amarok no
Media Center Automotive Business

Leia mais sobre o assunto:
Sainz amplia liderança no Dakar com VW Touareg
VW vence 5ª etapa do Dakar e lidera prova
Rally Dakar: 27 são desclassificados após 3ª etapa
Dakar: saiba como avança a competição
Rally Dakar dá a largada em direção ao Chile

Foto: divulgação.