
O veículo foi apresentado no último IAA (Salão de Veículos Comerciais de Hannover), ainda como um estudo.
Com a Amarok a Volkswagen vai entrar em mercados mundiais de picapes dominados por fabricantes japoneses.
O nome Amarok vem da língua dos Inuit, um povo esquimó, que vive no Norte do Canadá e na Groenlândia, e significa lobo. Para os Inuit, o lobo representa o rei da vida selvagem e impressiona por sua força e robustez, sua resistência e sua superioridade.
São essas qualidades que a Volkswagen pretende destacar na Amarok no Brasil e Argentina. Nesses mercados, considerados os principais para o novo produto, as picapes estão entre os modelos mais solicitados por sua versatilidade como veículos para o lazer e o trabalho.

“O nome mundial Amarok combina de forma excepcional com as propriedades da nossa picape, que estabelecerá novos padrões em sua categoria”afirma Stephan Schaller, CEO da Volkswagen Veículos Comerciais.
A Amarok é a primeira picape deste tipo produzida por um fabricante europeu de grande volume, e no segmento de picapes de uma tonelada deverá competir, sobretudo, com os modelos asiáticos. O veículo terá motores turbodiesel com common rail da marca.
Schaller esclarece que a Amarok representa um desenvolvimento completamente novo e será lançada na versão com cabina dupla e tração nas quatro rodas. Posteriormente o veículo também será oferecido a versão de cabina simples.