logo

agosto

Anfavea ainda crê na retomada dos caminhões

O volume de caminhões emplacados em agosto atingiu 11.169 unidades, alta de 5,8% na comparação com julho. No acumulado do ano, contudo, o setor ainda revela queda acentuada, de 20,5% na comparação com o período janeiro-agosto de 2011. A queda mais relevante no acumulado do ano ocorre para os semileves, 34,5%.
Author image

cria

06 set 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_15014.jpg

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 6, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, manteve a aposta no segundo semestre para retomada nas vendas dos veículos de carga: “Na semana que vem devem começar as vendas já com as novas taxas do PSI”, afirma Belini. O Programa de Sustentação do Investimento teve a taxa reduzida de 5,5% para 2,5% (veja aqui).

O anúncio dos juros mais baixos ocorreu simultaneamente à prorrogação da redução do IPI, no fim de agosto, e nos próximos dias surgirão os resultados práticos da medida. “Com os financiamentos até 120 meses e a depreciação superacelerada (em um ano em vez de cinco), estamos otimistas”, disse Belini.

A média diária de emplacamentos em agosto foi de 498 unidades, alta de 0,5% em relação a julho (496 caminhões/dia). Essa média tende a ser menor em setembro em virtude do recálculo dos pedidos de crédito que estavam em fase de aprovação e sofreram atraso para recálculo das taxas de juros.

O licenciamento de ônibus novos em agosto foi de 3.136 unidades, alta de 52,8% ante julho. No acumulado do ano, porém, o segmento revela retração de 9,7%.

PRODUÇÃO DE CAMINHÕES E ÔNIBUS

No acumulado de 2012, a produção de caminhões em 2012 revela queda de 40,2% na comparação com o período janeiro-agosto do ano passado. “É um resultado muito ruim”, diz Belini. Em agosto, os fabricantes nacionais de caminhões produziram 12.508 unidades, crescimento de 0,2% ante julho baseado em um único segmento, o de semipesados, que teve 5.568 unidades produzidas, alta de 11%. Todas as outras categorias tiveram queda.

“Nosso problema é reativar a produção. Deve haver aumento das encomendas (…) A safra deste ano será 2% maior”, disse o presidente da Anfavea. Sem cravar o período exato, ele arriscou: “A recuperação deve ocorrer nos próximos meses.

A produção de ônibus alcançou 3.552 unidades em agosto, alta de 15,1% em relação a julho. No acumulado do ano, a fabricação desses veículos teve retração de 28,3%.