Cledorvino Belini fará a abertura do evento Diesel e Emissões em Debate, que a Anfavea promoverá dia 30 de maio no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo, para avaliar os avanços na transição da legislação de emissões Euro 3 para Euro 5, aplicada a veículos comerciais. As mudanças determinadas pelo Conama – Conselho nacional do Meio Ambiente são rígidas e exigem novas tecnologias para purificação dos gases resultantes da combustão do diesel nos motores.
Paulo Macedo, do Ministério do Meio Ambiente, apresentará as exigências da nova legislação e Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea, explicará as tecnologias incorporadas ao powertrain dos novos veículos que serão comercializados a partir de janeiro de 2012.
Frederico Kremer, da Petrobras, fará palestra sobre a produção de diesel de baixo teor de enxofre, indispensável para a operação correta dos motores. Já Alan Kardec, da ANP, analisará o programa de abastecimento do combustível.
Achile Liambos, diretor da Yara Brasil, braço local do maior fabricante de Arla 32, avaliará os programas em desenvolvimento para a produção e distribuição do reagente utilizado para redução catalítica dos óxidos de nitrogênio presentes nos gases de exaustão. A tecnologia é conhecida como SCR e será empregada por veículos semipesados e pesados.
Confirmaram presença nas sessões de debates Neuto Reis, da NTC; Márcio Schettino, da Secretaria dos Transportes de São Paulo; Rui de Abrantes, da Cetesb; Gilberto Leal, da Mercedes-Benz; Paulo Miranda Soares, da Fecombustíveis; Cláudio Nelson Abreu, da Abrati; e Fábio Feldman, consultor ambiental.
O evento é gratuito, com inscrições prévias. No entanto, já existe lista de espera, uma vez que há mais de 250 inscritos.