logo

Anfavea deve ter presidente de fora da indústria em 2025

Entidade discute internamente a viabilidade de indicar um gestor profissional para o cargo
Author image

Bruno de Oliveira

04 jul 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Anfavea, associação que representa as montadoras com operação no país, já prepara um sucessor para o atual presidente da entidade, Marcio de Lima Leite, da Stellantis, cujo mandato se encerra em maio de 2025.

O sucessor, no caso, pela primeira vez na história da associação não seria um representante de uma montadora, mas um profissional da área de gestão com experiência no mercado. Este profissional, portanto, seria contratado pela Anfavea para ser o novo presidente da entidade no ano que vem.

Essa possibilidade foi adiantada por Automotive Business,em fevereiro deste anoe confirmada pela entidade na quinta-feira, 4, durante apresentação do balanço da indústria no primeiro semestre.


LEIA MAIS:
– Anfavea apresenta novo presidente e busca maior diálogo
– Márcio de Lima Leite, da Stellantis, será o novo presidente da Anfavea


Segundo fonte ligada à indústria, a ideia, claro, divide opiniões internamente. Há um grupo simpático ao plano de profissionalizar a gestão com um especialista contratado que, em teoria, garantiria mais isonomia para a instituição. E manteria longe da presidência eventuais agendas da montadora responsável pelo salário do executivo eleito.

Por outro lado, outro grupo defende a manutenção do status quo, com votação interna elegendo alguém de dentro das montadoras como novo presidente da Anfavea.

Caso avance a ideia de contratar alguém de fora, mudanças no estatuto da entidade terão de ser feitas para viabilizar o recrutamento de um profissional para exercer o cargo remunerado de presidente da associação.